top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Secretário de Educação de Belford Roxo é preso pela PF

O secretário municipal de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, foi preso nesta terça-feira (9/7), suspeito de desviar dinheiro da merenda do município, na Baixada Fluminense. Alvo da Operação Fames — em alusão à deusa da fome na mitologia romana — deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), ele teria embolsado cerca de R$ 6.140.602,60 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

ree
Denis Macedo e o prefeito Waguinho / Reprodução

Denis Macedo foi preso em casa, em um condomínio de luxo no bairro da Luz, em Nova Iguaçu. O mandado de prisão contra o secretário de educação foi expedido 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.


Além deste, outros 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelos agentes da PF. Na casa de outro alvo, um empresário, na Barra da Tijuca, policiais apreenderam 300 mil euros em espécie, o equivalente a R$ 1,8 milhão.


Lavagem de dinheiro e pagamento de propina


Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.


“Ao longo da investigação, foi possível verificar que agentes públicos atuantes na Secretaria de Educação de Belford Roxo, em conluio com pessoas jurídicas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes, desviaram recursos públicos originalmente destinados à aquisição de merendas escolares para as unidades de ensino do município”, descreveu a PF.


“As fraudes eram realizadas mediante sucessivos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a empresas que foram contratadas para fornecer a merenda”, prosseguiu.


“A investigação também revelou que o desvio de recursos públicos foi acompanhado do pagamento de vantagens indevidas, por parte das empresas fornecedoras de merenda, a agentes públicos do Município de Belford Roxo, os quais se valeram de mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos”, detalhou.

ree
Denis Macedo / Reprodução

Questionada pela imprensa, a prefeitura de Belford Roxo emitiu uma nota:


“A Prefeitura de Belford Roxo informa que não teve acesso aos autos do processo, mas confia na atuação da Justiça. A administração municipal preza pela lisura e transparência. A Prefeitura espera que os fatos sejam esclarecidos o mais rápido possível.”


Pouco antes de ser preso pela PF, Denis Macedo foi ovacionado em um evento político de lançamento de candidatos a vereador, no bairro Xavantes. Os aplausos vieram logo após o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, do Republicanos, se referir a ele como “o melhor secretário de Educação de todos os tempos”.


A defesa de Denis Macedo não se manifestou publicamente sobre a prisão até o momento do fechamento desta matéria.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page