top of page

Secretário de Educação de Belford Roxo é preso pela PF

O secretário municipal de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, foi preso nesta terça-feira (9/7), suspeito de desviar dinheiro da merenda do município, na Baixada Fluminense. Alvo da Operação Fames — em alusão à deusa da fome na mitologia romana — deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), ele teria embolsado cerca de R$ 6.140.602,60 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Denis Macedo foi preso em casa, em um condomínio de luxo no bairro da Luz, em Nova Iguaçu. O mandado de prisão contra o secretário de educação foi expedido 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.


Além deste, outros 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelos agentes da PF. Na casa de outro alvo, um empresário, na Barra da Tijuca, policiais apreenderam 300 mil euros em espécie, o equivalente a R$ 1,8 milhão.


Lavagem de dinheiro e pagamento de propina


Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.


“Ao longo da investigação, foi possível verificar que agentes públicos atuantes na Secretaria de Educação de Belford Roxo, em conluio com pessoas jurídicas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes, desviaram recursos públicos originalmente destinados à aquisição de merendas escolares para as unidades de ensino do município”, descreveu a PF.


“As fraudes eram realizadas mediante sucessivos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a empresas que foram contratadas para fornecer a merenda”, prosseguiu.


“A investigação também revelou que o desvio de recursos públicos foi acompanhado do pagamento de vantagens indevidas, por parte das empresas fornecedoras de merenda, a agentes públicos do Município de Belford Roxo, os quais se valeram de mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos”, detalhou.

Questionada pela imprensa, a prefeitura de Belford Roxo emitiu uma nota:


“A Prefeitura de Belford Roxo informa que não teve acesso aos autos do processo, mas confia na atuação da Justiça. A administração municipal preza pela lisura e transparência. A Prefeitura espera que os fatos sejam esclarecidos o mais rápido possível.”


Pouco antes de ser preso pela PF, Denis Macedo foi ovacionado em um evento político de lançamento de candidatos a vereador, no bairro Xavantes. Os aplausos vieram logo após o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, do Republicanos, se referir a ele como “o melhor secretário de Educação de todos os tempos”.


A defesa de Denis Macedo não se manifestou publicamente sobre a prisão até o momento do fechamento desta matéria.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page