top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Segurança no carnaval do RJ é aprovada por cariocas e turistas

O esquema de segurança implantado pelo Governo do Estado durante o Carnaval, que contou com um efetivo de 26 mil agentes entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes do Segurança Presente, recebeu elogios dos foliões. O reforço no policiamento pôde ser visto nas ruas do Rio de Janeiro, tanto na capital quanto nas cidades da Região dos Lagos e do interior do estado.

Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio de Janeiro

No Sambódromo, palco dos desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro, seis torres de observação, 51 viaturas, além de unidades do Batalhão de Choque e o CICC Móvel garantiram o monitoramento completo do espetáculo dentro e fora do evento durante os 5 dias de desfiles.


"Trabalhamos para garantir a segurança não só na Sapucaí, mas em todo o estado do Rio de Janeiro. Na capital foram mais de 40 blocos por dia, praias lotadas e até jogo no Maracanã, tudo acontecendo simultaneamente. A Polícia Militar e a Polícia Civil atuaram com planejamento e eficiência para que cariocas e turistas pudessem aproveitar a festa com tranquilidade. Não tenho dúvida de que nossas forças de segurança foram fundamentais para o sucesso dessa celebração" – disse o governador Cláudio Castro.


Câmeras de reconhecimento facial mais uma vez foram grandes aliadas do evento, colaborando com a identificação de suspeitos, foragidos da Justiça e na localização de pessoas desaparecidas. Na terça-feira (4/3), a Polícia Militar atingiu a marca de 500 presos com auxílio desta ferramenta, com a prisão de um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Desde sexta-feira (28/2), a Polícia Militar já identificou 12 pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo cinco delas na região central do Rio de Janeiro.


O microempresário Giovani Viana assistiu com a esposa aos desfiles da série prata na Intendente Magalhães no início da semana, e nesta terça-feira (04/02), o casal chegou cedo para o último dia de apresentação do Grupo Especial na Sapucaí. Ele conta que a segurança em ambos os eventos foram pontos positivos do Carnaval.


"No desfile da Intendente ficamos surpresos com tanto policiamento. Minha esposa chegou a pensar que as câmeras de monitoramento eram equipamentos de transmissão dos desfiles. E aqui não foi diferente. Estamos nos sentindo muito seguros" - ressaltou o microempresário.


Na terça-feira (4/3), policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) efetuaram a prisão de um homem suspeito, flagrado pelo sistema de reconhecimento facial no entorno da Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, Zona Norte do Rio. O foragido foi abordado pelos policiais e conduzido à 29ª DP (Madureira).


Outro destaque na segurança foi a implementação da Pulseira Digital, uma inovação do Governo do Estado para localizar rapidamente pessoas em grandes aglomerações. Integrado ao aplicativo 190RJ, o sistema permitiu que familiares cadastrassem informações de crianças e idosos, facilitando a identificação por meio das câmeras inteligentes espalhadas pela cidade.

Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Mais proteção na capital e no interior


Além da Sapucaí, a tecnologia também esteve presente nos blocos de rua, nos grandes corredores da folia e em pontos turísticos. Trinta torres de segurança foram instaladas nos principais locais de concentração, como na Rua Primeiro de Março e na Intendente Magalhães. Policiais do BPTur garantiram reforço em áreas turísticas, enquanto a PM montou corredores de segurança no Centro e na Zona Sul, incluindo revistas com detectores de metais no metrô de Copacabana, Ipanema e Leblon.

Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio de Janeiro

O patrulhamento no interior do estado também foi reforçado. Em Niterói, Cabo Frio e Búzios, a PM atuou com um contingente ampliado, enquanto o Corpo de Bombeiros mobilizou 10 mil militares em todo o território fluminense, incluindo 2.100 guarda-vidas para garantir a segurança nas praias.


Compromisso com a segurança das mulheres


Outro ponto forte do esquema de segurança no Carnaval foi a atuação da Patrulha Maria da Penha, que contou com o reforço de 49 equipes em todo o estado para coibir assédio e violência contra as mulheres. Já a Polícia Civil reforçou o atendimento a vítimas de crimes de intolerância, preconceito e violência de gênero, com delegacias preparadas para acolher foliãs e turistas. A campanha da Secretaria da Mulher “Não é não, respeite a decisão”, contra o assédio, também foi reforçada em todo o estado.


Fiscalização e prevenção nas estradas


Nas rodovias estaduais, o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) reforçou a segurança com 74 viaturas, garantindo um trânsito mais seguro para quem viajou no feriado. Além disso, a Operação Lei Seca esteve presente no Sambódromo, fiscalizando todos os motoristas de carros alegóricos antes dos desfiles e promovendo ações educativas sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page