Seleção feminina vence campeã mundial e vai em busca do ouro
O Brasil garantiu a classificação para a decisão do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris (França) após derrotar a Espanha por 4 a 2, na tarde desta terça-feira (6) no estádio Velódrome, em Marselha, pelas semifinais da competição. Com o resultado, as brasileiras se vingaram da derrota (2 a 0) para as espanholas na fase de grupos e vão disputar no próximo sábado, às 12h (horário de Brasília) a medalha de ouro contra a seleção dos Estados Unidos - que superou a da Alemanha por 1 a 0 na outra semifinal. Fora por suspensão, a Rainha Marta viu das arquibancadas a grande atuação da seleção brasileira contra a atual campeã mundial.
Considerada azarão, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias conseguiu ficar em vantagem logo no início do confronto, aos 4 minutos, quando Priscila pressionou a goleira Cata Coll, a arqueira acabou chutando em cima da zagueira Irene Paredes e a bola acabou indo para o fundo do gol.
O Brasil mostrou muita raça, maturidade e organização tática, e soube aproveitar a vantagem no marcador, se fechando na defesa e saindo em contra-ataques rápidos para chegar ao gol adversário diversas vezes com perigo. O segundo gol veio aos 48 minutos, quando a meio-campista Yasmim avançou pela esquerda e, na altura da intermediária, fez um cruzamento rasteiro, perfeito, para Gabi Portilho escorar de primeira no canto esquerdo da goleira espanhola.
No segundo tempo, a seleção brasileira manteve a pegada na marcação, jogando em velocidade e não deixando as espanholas trocarem passes já a partir da saída de bola na defesa. Foi assim que a equipe do técnico Arthur Elias assumiu de vez o controle da partida, criando ótimas oportunidades de marcar o terceiro, com Gabi Portilho aos 3 minutos, com chute de fora da área de Ludmila aos 6 e com Jheniffer um minuto depois.
Aos 24 minutos Hermoso ainda deu um susto no Brasil ao acertar chute da entrada da área que obrigou a goleira Lorena a realizar uma difícil defesa. Mas o dia era mesmo da equipe brasileira, que encaixou um contra-ataque em velocidade um minuto depois para chegar ao terceiro. Priscila partiu em velocidade pela esquerda e, ao chegar à área, rolou para Adriana, que chutou no travessão. A bola sobrou então para Gabi Portilho, que escorou de cabeça para Adriana, que não perdoou.
As oportunidades continuaram aparecendo de lado a lado e, de tanto tentar, a Espanha conseguiu descontar aos 39 minutos, quando Paralluelo aproveitou bola levantada na área por Hermoso para cabecear e vencer Lorena. Um minuto depois as atuais campeãs do mundo tiveram outra grande oportunidade de marcar, com uma finalização da entrada da área de Putellas que explodiu no travessão.
Porém, o Brasil estava em uma jornada especial e deixou o melhor para o final. Após vacilo da lateral Oihane Hernández, Kerolin dominou a bola, avançou com muita liberdade e mostrou frieza para bater por baixo das pernas da goleira Cata Coll. A Espanha ainda voltou a marcar com Paralluelo, mas o triunfo final ficou mesmo com a seleção brasileira.
O Brasil jogou com: Lorena, Lauren (Kerolin), Tarciane, Thais, Yasmin, Ludmilla (Adriana), Yaya, Angelina (Duda Sampaio), Gabi Portilho, Jheniffer, Priscila (Gabi Nunes)
Com a Agência Brasil
Comments