Sem atender categoria, Bolsonaro anuncia concurso na PF

Atualizado: Jan 11


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro fez questão de anunciar, em publicação no Twitter neste domingo (10), que o edital para o concurso de 1.500 vagas na Polícia Federal deve ser publicado ainda em janeiro.

"O edital do concurso histórico da @policiafederal deverá ser publicado ainda este mês!", exclamou, um eufórico Bolsonaro.

O preenchimento de vagas, contudo, está longe de atender aos anseios do conjunto da PF, segundo um experiente agente federal. A principal reivindicação da categoria é a efetivação da carreira única no órgão e a entrada obrigatória pela base. Desta forma, se extinguiria o cargo de delegado como ela é hoje, considerada pela classe policial um apêndice que não atende às práticas das polícias mais organizadas e desenvolvidas no mundo.

Bolsonaro está sabendo usar em benefício próprio e político essa disputa intestina que sempre existiu na Polícia Federal entre a base (agentes, escrivães e papiloscopistas) e os delegados, auto-denominados autoridades judiciárias, aponta o policial.

Com o concurso público, Bolsonaro espera agradar uma parte da PF, enquanto mantém o modelo vigente considerado fracassado e o quadro de delegados fiel e agradecido por não tocar no essencial, que acabaria o cargo isolado mas traria um novo paradigma de segurança pública para o país, livre de influência política.

Em dezembro, o Diário Oficial da União publicou autorização para a realização do concurso para o preenchimento de cargos na Polícia Federal. No total, o concurso prevê a disponibilização de 1,5 mil vagas de nível superior para os cargos de delegado, escrivão, papiloscopista e agente de polícia federal.

De acordo com a Portaria 14.358, que trata do assunto, o prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições será de até seis meses.

São 123 postos para delegado, 400 vagas para escrivão, 84 para papiloscopista e 893 para agentes.

O último concurso da PF foi realizado em 2018 e ofereceu 500 vagas de nível superior.


 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle