Sem mimimi, OMS diz que Brasil tem que levar Covid a sério


Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom: muita preocupação com situação brasileira na pandemia (Reprodução)

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a debochar do povo brasileiro ao declarar "chega de mimimi" e fazer ataques contra novas medidas de isolamento em meio ao pior momento da pandemia em todas as regiões do país. Nesta sexta, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que está muito preocupado com a situação brasileira e que o Brasil tem que levar "muito a sério" a pandemia.

Adhanom afirmou também que a escalada de infecções e mortes pelo coronavírus no Brasil não é apenas um risco para os brasileiros, e sim para toda a América Latina e o mundo.

Por mais este aspecto, portanto, disse o diretor-geral da OMS, a pandemia no Brasil precisa ser levada “muito a sério”. “Isso não é sobre o Brasil, mas sobre a região e todos os demais", disse.

A preocupação com a situação da pandemia no Brasil não é só da OMS. Nesta semana, o The New York Times, jornal mais influente do mundo, chamou atenção que "a crise da Covid-19 no Brasil é um alerta para o mundo". Cientistas britânicos temem que o Brasil se torne uma "fábrica" de variantes do coronavírus com potencial para escapar por completo da eficácia das vacinas.

Nesta semana, o país ultrapassou a trágica marca de 260 mil óbitos pela doença e há 45 dias consecutivos vem mantendo a taxa de mortalidade por Covid-19 acima de 1.000.

Além da Adhanom, o diretor-executivo de emergências da OMS, Mike Ryan, também alertou que a chegada das vacinas não representa o fim imediato da pandemia e este não é o momento em que o Brasil ou qualquer outro país devam relaxar medidas de proteção contra a doença.

"Estou muito preocupado, os governos e as pessoas pensam que chegamos ao fim desta pandemia, mas não chegamos", disse Ryan, que acrescentou ainda: "A chegada das vacinas contra a Covid-19 é um momento de esperança, mas pode ser um momento em que perdemos o foco".

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle