Sem mimimi, OMS diz que Brasil tem que levar Covid a sério
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Sem mimimi, OMS diz que Brasil tem que levar Covid a sério


Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom: muita preocupação com situação brasileira na pandemia (Reprodução)

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a debochar do povo brasileiro ao declarar "chega de mimimi" e fazer ataques contra novas medidas de isolamento em meio ao pior momento da pandemia em todas as regiões do país. Nesta sexta, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que está muito preocupado com a situação brasileira e que o Brasil tem que levar "muito a sério" a pandemia.

Adhanom afirmou também que a escalada de infecções e mortes pelo coronavírus no Brasil não é apenas um risco para os brasileiros, e sim para toda a América Latina e o mundo.

Por mais este aspecto, portanto, disse o diretor-geral da OMS, a pandemia no Brasil precisa ser levada “muito a sério”. “Isso não é sobre o Brasil, mas sobre a região e todos os demais", disse.

A preocupação com a situação da pandemia no Brasil não é só da OMS. Nesta semana, o The New York Times, jornal mais influente do mundo, chamou atenção que "a crise da Covid-19 no Brasil é um alerta para o mundo". Cientistas britânicos temem que o Brasil se torne uma "fábrica" de variantes do coronavírus com potencial para escapar por completo da eficácia das vacinas.

Nesta semana, o país ultrapassou a trágica marca de 260 mil óbitos pela doença e há 45 dias consecutivos vem mantendo a taxa de mortalidade por Covid-19 acima de 1.000.

Além da Adhanom, o diretor-executivo de emergências da OMS, Mike Ryan, também alertou que a chegada das vacinas não representa o fim imediato da pandemia e este não é o momento em que o Brasil ou qualquer outro país devam relaxar medidas de proteção contra a doença.

"Estou muito preocupado, os governos e as pessoas pensam que chegamos ao fim desta pandemia, mas não chegamos", disse Ryan, que acrescentou ainda: "A chegada das vacinas contra a Covid-19 é um momento de esperança, mas pode ser um momento em que perdemos o foco".

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page