top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Semana da Luta Antimanicomial tem ações culturais em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), promove entre os dias 16 e 18 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial na cidade, com diversas ações artísticas e culturais pela defesa ao cuidado humanizado e em liberdade de pessoas com sofrimento psíquico. Na terça-feira (16/5), a programação começa na Lona Cultural de Itaipuaçu, localizada na Rua Antônio Marques Mathias, com apresentação do teatro do oprimido e intervenções lúdicas. No mesmo dia, às 15h, será exibido um filme sobre a mobilização no Cine Henfil, no Centro.

Divulgação

Na quarta-feira (17/5), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial 3 (Caps 3), no Centro, irá realizar a oficina “Medicações poéticas”, utilizando a poesia como forma de expressar ideias sobre a luta antimanicomial e também estimular a criatividade. O Caps 3 fica na Rua Clímaco Pereira, 259, no Centro, próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) Central.


No Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/5), a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, irá sediar, a partir das 13h, uma série de atividades culturais. O evento contará com a exposição dos 58 desenhos que participaram do concurso “Direito e liberdade, cuidar é a melhor arte”, além de sarau, música ao vivo, oficinas e uma feira com a comercialização de itens produzidos pelos moradores. A programação tem a parceria das secretarias de Economia Solidária; Assistência Social; Políticas Inclusivas; Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher; Cultura; além da Coordenadoria de Postura.


A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que as atividades marcam a dedicação dos profissionais da cidade por um cuidado humanizado e qualificado.


“É motivo de felicidade promover uma mobilização ampla pela assistência em liberdade à saúde mental e, em Maricá, estamos comprometidos com essa causa. Serão três dias de oficinas, teatro, cinema e outras expressões culturais, mostrando que a arte liberta e deve ser um ponto central do cuidado. Convido todos a participarem, se juntando a nós nessa luta tão importante”, ressaltou.


Edna Francisca, superintendente de Atenção Psicossocial da Femar, destacou a importância da semana para relembrar a trajetória e os avanços no cuidado à saúde mental.


“A Semana da Luta Antimanicomial simboliza a mobilização marcada pelo fechamento de manicômios, a reforma psiquiátrica e a implantação do trabalho em rede de Atenção Psicossocial. Nossa atuação é norteada na assistência ao usuário, com o cuidado em liberdade, respeitando a singularidade e autonomia da pessoa em sofrimento psíquico, além de fortalecer os vínculos familiares, sociais e com o território onde vive”, concluiu.


Programação da Semana da Luta Antimanicomial na cidade


16/5 (terça-feira)


14h: Apresentação do teatro do oprimido e intervenções culturais na Lona Cultural de Itaipuaçu – Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), esquina com a Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida 1).


15h: Exibição de filme sobre a Luta Antimanicomial no Cine Henfil – R. Alferes Gomes, 390, Centro.


17/5 (quarta-feira)


14h: Oficina “Medicações poéticas” no Caps 3 – Rua Clímaco Pereira, nº 259, Centro.


18/5 (quinta-feira)


13h: Atividade cultural pela luta antimanicomial na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro – exposição de desenhos, sarau, música, feira e oficinas.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page