top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Semana da Saúde no Rio realiza 3,7 mil atendimentos no 1º dia

Cerca de 3,7 mil atendimentos foram realizados nesta terça-feira (29/11), primeiro dia da 12ª edição da Semana da Saúde, no Centro do Rio. O evento, que é uma das maiores ações de saúde pública do país, acontece até quinta-feira (1/12), no Largo da Carioca. Durante os três dias, estão previstos cerca de 10 mil atendimentos à população, sempre das 8h às 16h. Além de cuidar da saúde, as pessoas ainda podem ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio.

Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

"A Semana da Saúde já se consolidou como uma grande ação de saúde pública e solidariedade. É uma grande oportunidade para a população fazer uma série de testes e exames e saber como anda a saúde. Queremos estimular o cuidado precoce e ajudar a prevenir muitas doenças", disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.


Na próxima quinta-feira (1/12), último dia da Semana da Saude, será Dia Mundial da Luta contra a Aids, e quem passar pela Carioca poderá realizar o teste para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Morador de Santa Teresa, o artista Lucas Pires, de 28 anos, passou pelo estande da vigilância estadual para verificar como está a saúde.


"Eu estava por aqui e resolvi fazer esse exame. É importante cuidar da saúde. Se cuidar é cuidar do outro", ressaltou ele.


São mais de 10 tipos de serviços à disposição da população no Largo da Carioca, como aferição de pressão, medição de glicose e colesterol, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e ritmo cardíaco.

Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Aposentada, a moradora da Muzema Rogéria Conceição Silva, de 60 anos, sofreu um infarto recentemente e destacou a importância dos serviços oferecidos na Semana da Saúde.


"Em dezembro, sofri um infarto e fiz uma cirurgia. Foi muito difícil, tenho sequelas até hoje dessa doença. Hoje, parei para medir minha pressão e ver como está meu colesterol. A gente precisa se cuidar", destacou ela.


O evento tem ainda a área dedicada à saúde do homem, com a realização de exames com urologistas e teste de PSA, para prevenção ao câncer de próstata. E a saúde da mulher, com o Mamógrafo Móvel, onde são realizados mamografias e ultrassonografias.


Outro serviço muito procurado são os exames de função pulmonar e os testes alérgicos. Técnico de informática e morador de Nova Iguaçu, Elton Guido, de 39 anos, tem várias alergias. Ele aproveitou o evento para realizar os testes e ver como está a saúde.


"Eu tenho alergia a poeira, perfume, tempo úmido, a tudo. Desde criança, eu luto com esse problema e, com esse exame, descobri mais alergias. Agora, é picada de mosquito e ácaros. A gente precisa se cuidar", destacou ele.

Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Combate à Aids


Além da realização do teste rápido para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV, a Semana da Saúde vai oferecer exame para identificação de sífilis, outra doença sexualmente transmissível que requer atenção. Haverá também distribuição de preservativos.


Doação de sangue


O Hemorio montou um posto de coleta de sangue para os três dias de evento. Será possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável.


Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.


Saúde do homem


Para encerrar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata e promoção da saúde do homem, a ação contará com uma estrutura na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.


Mamografia


Os resultados dos exames de ultrassonografia serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem - Rio Imagem. Endereço: Av. Presidente Vargas 1733, Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de entrega: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.


Música e homenagem


A Semana da Saúde homenageia o jornalista Ricardo Boechat e também oferece música para o público.


Veja o vídeo:


Parcerias


A ação é uma parceria entre a SES, TV Band e rádio BandNews, e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


コメント


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page