Seminário Escritas Pretas no Festival Literário de SG


Foto: Divulgação/Grupo Acesso Cultural

O Festival Literário de São Gonçalo, o Flisgo, terá a sua segunda edição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Devido a pandemia da covid-19, a organização do festival segue com cronograma de eventos de forma online e o próximo será o seminário 'Escritas Pretas', que acontecerá de 19 até 21 de fevereiro no canal Q-Cria! do YouTube.


Durante os três dias de evento, serão quase 12 horas diárias de programação entre oficinas, amostras de arte e painéis que trarão discussões de como a escrita perpassa em vários âmbitos sociais da sociedade e como as escritas dessas minorias trabalha no combate ao racismo. O seminário tem como objetivo difundir as escritas resistentes do povo negro desde sua origem até os dias atuais, em meio aos processos de invisibilidade.


Além disso, procura-se também contribuir para a ampliação do processo da construção nacional multicultural e mostrar a importância da escrita negra/indígena nas diversas atividades da sociedade e de como a ausência da mesma enfraquece a construção da igualdade para a efetivação dos direitos humanos.


No último dia, que será no domingo (21), haverá uma grande saudação ao samba, com uma oficina sobre samba-enredo da Prof. Dra. Helena Teodoro, pesquisadora sobre a história da cultura africana e afro-brasileira. Ocorrerá também rodas de conversa que falará sobre escritas do samba e compositores de samba-enredo, que possui uma grande importância no resgate histórico.


Além de Helena Teodoro, outros nomes estarão presentes no evento, como o ator Licínio Januário, a atriz Sol Miranda, a ativista indígena Cristiane Papiõn, a escritora Ana Cruz, o vereador Prof. Josemar, além de outros nomes a serem confirmados.


Para mais informações sobre o evento, basta acessar o canal do YouTube Q-Cria! e o Instagram do Festival, o @flisgo.


Confira a programação do evento abaixo:

19 de Fevereiro - Sexta-Feira

10h - Oficina de Escrita /13h -Mostra de Texto /15h - Abertura

16h – Painel: Escrita da Fé

Sinopse: Como a escrita/literatura interage com a fé, com o ancestral, e como a mesma pode combater o racismo religioso.

18h – Painel: Historicidade da Escrita

Sinopse: Visibilizar grandes referências da escrita preta e indígena, apagadas pela mídia e desconhecida da população brasileira, apresentando projetos de pesquisas quanto a temporalidades históricas que indicam os “perigos de uma história única”

20h – Painel: A Lei escrita: Poder e Representatividade

Sinopse: A importância das políticas públicas de igualdade étnicorraciais e a representatividade negra e indígena nos espaços de poder, empenhada na construção de uma sociedade democrática e igualitária.


20 de Fevereiro - Sábado

10h - Oficina / 13h - Mostra de Arte Indígena /15h - Entrevista

16h – Painel: Escritas e Arte

Sinopse: A importância da escrita e da arte para a construção de políticas culturais de combate ao racismo e promoção da igualdade racial e étnica.

18h – Painel: Narrativas Negras e Indígenas: a perspectiva autoral e social

Sinopse: A relação entre os processos de escrita na denúncia e combate às desigualdades sociais. Impressões de leitura e o produto livro digital ou impresso.

20h - Painel/ Educação e Racismo: Escrita negra e indígena como estratégia de intervenção.

Sinopse: A importância das Lei 10639/03 e 11645/08 no processo educativo descolonizador, tendo em vista a criação de uma cultura da igualdade a través da atuação da escola.


21 de Fevereiro - Domingo

10h – Oficina

13h - Mostra “Lembranças de um carnaval"

15h – Entrevista

16h – Painel: A escrita do samba

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle