top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Seminário debate nacionalização da língua e gramatização

Divulgar a coleção de gramáticas e dicionários da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) - ambas vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC) - e promover o debate sobre a gramatização da língua portuguesa: este é o objetivo do seminário “Gramáticas e dicionários em português – uma coleção em rede”, que acontece nos dias 17 e 18/11, a partir das 10h, na Biblioteca Nacional, no Centro do Rio.


Divulgação
Divulgação

O evento gratuito terá transmissão ao vivo pelo YouTube e contará com as presenças do presidente da FBN, Marco Lucchesi, e do presidente da FCRB, Alexandre Santini, na mesa de abertura.


As palestras serão proferidas por pesquisadores do grupo “A gramatização no Brasil - língua e construção da nacionalidade: 1808 a 1930”. Fundado em 2021, a partir de um edital do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o grupo investiga o processo de gramatização da língua portuguesa no país, enquanto integrado à construção da nacionalidade, utilizando principalmente os acervos da FBN e da FCRB.


Liderado pelo pesquisador da FBN, Irineu E. Jones Corrêa, e pelo autor da “Gramática Houaiss da Língua Portuguesa” e antigo professor da Faculdade de Letras da UFRJ e do Instituto de Letras da UERJ, José Carlos Santos de Azeredo, o grupo reúne pesquisadores e acadêmicos ligados à FBN, FCRB, UFRJ, ao Colégio de Aplicação da UERJ e à Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Os trabalhos do grupo deram origem ao dossiê “Gramáticas & Dicionários do Português”, acessível na BNDigital.


“O debate proposto pelo grupo é sobre a nacionalização da língua e o registro desse longo e constante processo, conforme registrado nas gramáticas e nos dicionários. Para isso, desde de sua criação, o grupo localiza, identifica e anota novas informações sobre o conteúdo e sobre as condições materiais daquelas obras. Entre as informações colhidas está a existência de outros exemplares delas em outros acervos, nacionais e estrangeiros, indicando a existência de uma rede que transcende às instituições promotoras do seminário. Essa rede já tem um bom quantitativo de entrelaçamentos, como pode ser constatado no dossiê. Agora, neste seminário, queremos começar a tecer uma rede das muitas pesquisas e dos muitos estudos que já existem sobre a nacionalização da língua portuguesa", propõe Irineu Corrêa.


Integram a lista de palestrantes o professor e acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Godofredo de Oliveira Neto; o professor José Carlos S. de Azeredo, a professora da USP, Marli Quadros Leite; o professor da UFPB, Francisco Eduardo Vieira; a coordenadora do Centro de Editoração e Pesquisa da FBN, Naira Silveira; a professora da USP, Olga Coelho; a pesquisadora da FCRB, Laura do Carmo; a pesquisadora e professora da FEUSP, Bruna Colachini; e a professora do Colégio Pedro II, Sílvia Oliveira Rosa Fernandes. O evento é uma parceria entre a FBN e a FCRB, com apoio da Faperj e do CNPq. O presidente da Fundação Casa de RuI Barbosa, Alexandre Santini, fala sobre a importância do evento e da parceria com a FBN:


“A língua é um dos principais fundamentos da nossa identidade cultural e da nossa soberania simbólica. Ao refletirmos sobre o processo de nacionalização do português, revisitamos também a história da formação do pensamento brasileiro, dos modos de dizer e compreender o mundo que moldaram o país. Esse diálogo entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Biblioteca Nacional é parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre as instituições e reafirma o papel de ambas as Casas na preservação e atualização da memória linguística do Brasil”, afirma.


Serviço:


Seminário “Gramáticas e dicionários em português – uma coleção em rede”

Datas: 17 e 18/11

 Horário: 10h às 16h30

 Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional

Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim)

Realização: Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa

Apoio: Faperj e CNPq

 Evento gratuito

Siga a FBN nas redes: @fundacaobibliotecanacioanal


Fonte: Ascom / FBN

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page