top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Senado aprova Lei Paulo Gustavo de socorro à cultura


(Reprodução)

O plenário do Senado aprovou, por 68 votos a favor e 5 contra, a liberação de R$ 3,8 bilhões para atenuar o impacto da pandemia de coronavírus sobre o setor cultural, a chamada Lei Paulo Gustavo, ator vítima da covid-19 em maio deste ano. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que não existem recursos para execução do projeto. O autor da proposta, senador Paulo Rocha (PT-PA), afirmou que a proposta utilizará recursos que já estão disponíveis. “É uma lei simples”, resumiu o parlamentar. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei Complementar (PLP 73/2021), que cria a Lei Paulo Gustavo, prevê o apoio financeiro de R$ 3,8 bilhões ao setor cultural e artístico com verbas da União, que serão repassadas a estados e municípios.

A proposta estabelece ações emergenciais para enfrentamento dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19 no setor cultural e proíbe a imposição de limites à execução orçamentária e financeira relativa ao Fundo Nacional de Cultura (FNC). Na justificativa ao projeto, a bancada do PT destacou a relevância do setor cultural para o país.

“Equivale a 2,67% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e representa cerca de 5,8% do total de ocupados no país, isto é, quase 6 milhões de pessoas”, afirma. “Os trabalhadores raramente são trabalhadores formais, com carteira assinada. Mais comuns são as situações em que os trabalhadores são autônomos ou freelancers”, acrescenta.


Commentaires


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page