top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Senado aprova texto-base para adiamento do Enem

Weintraub, até então irredutível, agora admite adiamento das provas.

ree
O adiamento das provas ainda precisa de aprovação da Câmara dos Deputados e, sanção, do presidente

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto que pede o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de maneira automática. Não foram definidas novas datas para as provas.

De acordo com o calendário do Enem, as provas que dão acesso aos cursos de graduação seriam realizadas nos dias 1º e 8 de novembro, e nos dias 22 e 29 por via digital.

O filho do presidente, Flávio Bolsonaro, foi o único senador que votou contra o projeto, em votação que teve aprovação de 75 votos a 1.

​Para confirmar o adiamento do Enem, o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados, e em seguida ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o projeto, que foi apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), o adiamento dos exames teria como justificativa o cenário de calamidade pública em meio à pandemia do novo coronavírus.

Weintraub agora admite adiamento

Só agora, depois de o Senado aprovar o texto-base sobre a conveniência de se adiar o Enem 2020, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, veio a público para admitir esta possibilidade. Em sua conta no Twitter, derrotado, Weintraub sugere o adiamento "por um prazo entre 30 e 60 dias", medida que ele havia recusado em reunião com os senadores em 5 de maio. “Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame”, completou.

Segundo publicou o blog da Cidadania, em 10 de abril, assessores próximos a Weintraub afirmaram que a decisão do ministro, até então irremovível, seria um endosso à posição do presidente de mexer o mínimo possível no que já estava programado antes da pandemia e, também, uma forma de Bolsonaro pressionar os governadores a abrandar as medidas a favor do isolamento.


Com Sputnik Brasil

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page