Serafini aponta perigo e ineficiência em ciclovias

Ao vistoriar nesta sexta-feira, 9, a qualidade das ciclovias do Ingá, o candidato do PSOL a prefeito de Niterói, Flávio Serafini, considerou que, apesar das obras que estão sendo realizadas no bairro, o projeto em curso não incorpora a estruturação de um plano de ciclovias seguras. A ciclofaixa existente na Rua Presidente Pedreira obriga os ciclistas a disputarem espaço com os ônibus, com pontos de parada no meio da faixa.
"A política de fazer ciclovias como puxadinho é ineficiente e perigosa. Temos, na verdade, ciclofaixas, que colocam os ciclistas em risco e não fortalecem a bicicleta como meio de transporte. Em nosso governo o planejamento urbano vai levar em consideração a importância estratégica das ciclovias como alternativa de transporte e lazer para a cidade", disse Serafini.
Entre as propostas do programa de governo do PSOL para esta pauta está a implantação de ciclovias segregadas - reivindicação antiga dos ciclistas por segurança. Após esta vistoria no Ingá, Flávio e sua vice, Josiane Peçanha, foram para a Praça Araribóia para conversar com moradores e trabalhadores e, na sequência, foram para São Francisco, encerrando o dia com uma reunião com quiosqueiros em Piratininga.
Na reunião esteve presente o vereador Paulo Eduardo Gomes, líder do partido na Câmara Municipal. Ele lembrou a luta dos trabalhadores da orla da cidade, que buscam reconhecimento e garantias para o seu trabalho.
"Nós lutamos pela adesão do município ao projeto de gestão da orla, da União Federal, justamente porque defendemos a autonomia do poder público local, com participação social, para fazer uma gestão mais democrática possível destes espaços. Nós defendemos a permanência destes trabalhadores que participaram do processo de valorização da orla ao longo dos anos e somos contra ceder estes espaços para grandes grupos empresariais, como foi feito no Rio. Esta economia familiar local precisa ser valorizada e por isso nosso mandato foi responsável pela emenda que previu essa permanência e valorização dos quiosqueiros no próprio Plano Diretor. A previsão de renda básica temporária para estes trabalhadores também foi uma luta nossa. O compromisso do PSOL é com quem trabalha e com esse espírito é que vamos revitalizar a orla e investir em turismo na nossa cidade", disse o vereador, que é candidato à reeleição.