Servidores da educação que morreram de covid-19 ganham homenagem

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói realizaram, nesta terça-feira (21/9), uma homenagem aos servidores que morreram por conta da covid-19. No Dia da Árvore, celebrado anualmente em 21 de setembro, foram plantadas mudas de ipês e árvores frutíferas, na Praça Flávio Palmier, no Barreto, em memória a esses profissionais.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

No espaço, também foi instalada uma placa com o nome dos servidores Carlos Alberto Ferreira Rodrigues e Rita de Cássia Moura. Carlos Alberto foi professor de Ciências da rede municipal e trabalhou por mais de 20 anos na Escola Municipal Altivo César, no Barreto. Era ambientalista e foi um dos pioneiros no uso dos laboratórios como espaços de experiências. Rita de Cássia era funcionária da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e também trabalhava na Altivo César.


“Esses dois profissionais, assim como outros que perderam suas vidas por conta desta pandemia, foram muito importantes para o desenvolvimento educacional da cidade. Estamos vivendo um luto desde o ano passado, perdemos familiares, colegas, pessoas queridas e não podemos, de maneira alguma, esquecer do legado dessas pessoas, de sua contribuição à luta por direitos iguais para todos. Vamos manter viva a memória de cada um, especialmente no que contribuíram para a melhoria da qualidade da educação na cidade, rememorando trajetórias e histórias de vida”, disse o secretário municipal de Educação, Vinicius Wu.


O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que a pandemia está sendo um momento muito difícil para muitas famílias e lembrou que enquanto outras cidades não se protegeram, Niterói fez o dever de casa e conseguiu construir uma resposta forte e decisiva, reforçando os laços de solidariedade com a população.


“É muito importante lembrarmos daqueles que nos deixaram, lembrarmos que quando uma cidade decide se cuidar unida, como Niterói fez, nós conseguimos. Juntos, reforçando nossos laços de solidariedade, podemos muito e sairemos juntos dessa pandemia. A vacinação da população é a única saída, salva vidas”, afirmou.


A iniciativa foi uma parceria entre as secretarias de Educação, por meio da Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA) e a Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) da SME, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Clin.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

O subsecretário da SSPCA, Thiago Risso, afirmou que a praça foi escolhida por ser próxima à unidade em que os profissionais homenageados trabalhavam e, também, utilizavam durante as atividades com as crianças. Risso contou, ainda, que outras homenagens serão realizadas.


“Hoje é um dia de muita emoção e simbolismo. O plantio de árvores é um projeto de longa data da escola e que estava presente na vida do Carlos e da Rita. Sabemos a importância desta praça para a escola, para a região e para a família como um espaço também de prática pedagógica. Essas novas árvores vão trazer mais beleza e vida para o local e trará boas lembranças para a comunidade escolar”, pontuou.


Os familiares de Rita de Cássia ficaram emocionados com a homenagem. Ao lado dos filhos, o marido de Rita, Paulo Roberto Fernandes, foi quem plantou a muda na praça.


“Foi uma alegria ver de perto o quanto a minha esposa era uma pessoa muito querida por todos aqui, não só pelos alunos, como também pelos moradores aqui do bairro. Foi muito gratificante. Estou emocionado”, disse.


A árvore em homenagem ao professor Carlos foi plantada por seu filho, Victor Cantreva Rodrigues. Ao lado dele, estava a viúva do professor e outros familiares. Para Victor, o sentimento era de gratidão e reconhecimento pelo trabalho do pai.


“Foi uma homenagem muito emocionante. Nos sentimos acolhidos, foi um reconhecimento do esforço do meu pai, do empenho dele em fazer a diferença como educador e como ser humano. Esperamos que essa praça seja um ponto de luz para emanar amor a todos os alunos e profissionais. Agradecemos muito pelo carinho, amizade e o amor com o meu pai”, finalizou.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300x250px.gif
728x90px.gif