top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Serviço de segurança dos EUA ajuda a investigar ataque à creche em SC


ree
(Foto: Divulgação/Eduardo Valente/Secom)

Após a tragédia em Blumenau na quarta-feira (5), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e o serviço de segurança diplomática dos Estados Unidos se reuniram para somar forças às apurações. No ataque feito por um homem de 25 anos, quatro crianças - três meninos e uma menina, com idade entre 5 e 7 anos - foram mortas.


De acordo com o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do MP-SC, o Consulado Americano informou que vai viabilizar o contato dos investigadores com plataformas digitais sediadas nos EUA, segundo o G1.


O trabalho em conjunto busca identificar possíveis outros criminosos que usam plataformas digitais para estimular, propagar ou planejar ataques do tipo, conforme relatou o MP-SC.


A reunião entre o órgão brasileiro e americano aconteceu de forma remota e teve participação da coordenação do CyberGaeco do Rio Grande do Sul. A força-tarefa do MP em São Paulo também se comprometeu a auxiliar nas investigações.


O CyberGaeco é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MP-SC, das polícias Militar, Civil e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.


O ataque ocorreu na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina. A unidade educacional particular atende mais de 200 crianças. O autor do ataque se entregou à polícia logo depois do massacre.


Proliferação de ódio

Na última quinta-feira, o ministro da Justiça Flávio Dino assinou uma medida para que a Polícia Federal instaure um inquérito a fim de apurar organismos nazistas e neonazistas no Brasil.


Fazendo referência ao crime que chocou o país ocorrido em Blumenau, o ministro disse que "o acervo de causas que leva à ampliação de tragédias está bem visível: proliferação de ódio na sociedade, inclusive por uma Internet desregulada e com empresas irresponsáveis; incentivos ao armamentismo e à ideologia da morte; agrupamentos nazistas e neonazistas".


O ministro também disse que há indícios de que haja uma atuação interestadual destes tipos de organizações, e que no âmbito das investigações, também serão apurados crimes como racismo e apologia ao nazismo.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page