SFF reabre com exposição de fotos sobre a Rocinha


A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) inaugura nesta quinta-feira (8/7), às 17 horas, a exposição do fotojornalista Alcyr Cavalcanti, “Rocinha: Contrastes e confrontos em uma favela carioca”. A mostra integra o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontece durante este mês na cidade do Rio de Janeiro. A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de julho, de 9h às 18 (de segunda a sexta) e de 9h às 13h ( aos sábados), na Galeria Octávio do Prado da SFF.

Foto: Alcyr Cavalcanti / Divulgação

“Desde março do ano passado que suspendemos as nossas exposições por conta da pandemia. Montamos nossos cursos on-line, mas agora estamos gradativamente retomando com as aulas presenciais e agora com a exposição do mestre Alcyr Cavalcanti”, explica Antônio Machado, presidente da SFF.


O fotojornalista


Alcyr Cavalcanti, que já trabalhou em diferentes veículos de imprensa do país, além de agências internacionais, é mestre em antropologia pela Universidade Federal Fluminense e secretário geral da Arfoc. A exposição reúne fotografias tiradas por ele ao longo da carreira, algumas das décadas de 80 e outras do momento atual.

Foto: Alcyr Cavalcanti / Divulgação

“Não tenho a pretensão de contar toda a história da Rocinha e de suas transformações, o que seria impossível. A exposição compartilha imagens obtidas de fragmentos da realidade, de acordo com a minha ótica”, sintetiza ele.


As imagens expostas na Mostra de Alcyr Cavalcanti fazem parte de um trabalho fotográfico iniciado no final dos anos 80, quando ele trabalhava em jornais diários e posteriormente em uma pesquisa de campo ao utilizar a fotografia como método em ciências sociais.


Serviço


Abertura da exposição: 08/07/2021 às 17h

De segunda à sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Local: Galeria Octávio do Prado, Sociedade Fluminense de Fotografia. Rua Dr. Celestino, 115, Centro, Niterói, RJ.




Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg