SG adota a 'Operação Saúde' em caráter permanente


Foto: Divulgação

Projeto piloto criado para conscientizar os homens em novembro de 2021, a Operação Saúde do Homem, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, ganhou forma permanente com o nome de Operação Saúde, passando a ser direcionada para homens e mulheres de todas as idades. A partir deste mês, as ações serão mensais em locais diferentes do município. A primeira acontece no próximo dia 23/3, das 9h às 14h, na Ceasa do Colubandê.


Quem passar pela operação, além de orientações gerais sobre saúde e atendimentos em São Gonçalo, poderá aferir pressão, avaliar o pé diabético, fazer testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs/HIV) e se vacinar contra o coronavírus. O encaminhamento para o exame de sangue PSA, que detecta o câncer de próstata, também será feito, assim como a pesagem nutricional, orientações e agendamentos de consultas.


Para a realização do projeto, o Departamento de Programas (Depro) da Secretaria de Saúde vai participar com a Saúde da Mulher, do Homem, da Criança e Adolescente, Hanseníase, Diabetes, População Negra, do Idoso e outros.


“O objetivo é levar um pouco de saúde e orientação para aqueles que não sabem onde procurar ajuda. Notamos que muitas pessoas não têm noção de onde podem marcar uma consulta ou se vacinar, por exemplo”, disse a coordenadora do Neps, Aline Serra.


A Blitz do Homem foi colocada em prática em São Gonçalo em novembro de 2021 durante as atividades da campanha Novembro Azul. O projeto piloto, uma ação educativa, contou com vários serviços com a intenção principal de orientar e conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e cuidados em geral da saúde do homem.


Durante as abordagens, os homens puderam fazer alguns exames na hora, como o que detecta o câncer de próstata e foram encaminhados para consultas com urologistas. Agora, o projeto será permanente e atenderá toda a população.


“Conversamos com o secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha, que permitiu que déssemos continuidade ao projeto ampliando para toda a população. A Blitz do Homem já é exemplo nacional, pois concorre ao concurso do Ministério da Saúde entre os dez primeiros do Brasil e único participante do Estado do Rio de Janeiro. A intenção é sempre levar o melhor para os gonçalenses”, finalizou Aline.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg