top of page

SG cria coordenadoria de acessibilidade e inclusão

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Gonçalo criou, através da Secretaria de Assistência Social, a Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Inclusão (Comai), cujo objetivo é elaborar políticas públicas, ações, eventos e projetos que assegurem às pessoas com deficiência, sejam elas gonçalenses ou que estudam ou trabalham na cidade, o pleno exercício de seus direitos e garantias fundamentais.


“A Secretaria de Assistência Social percebeu que faltavam ações e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência de modo a tirá-las da invisibilidade social e proporcionar a elas o protagonismo na condução da sua trajetória cidadã e nos seus planos de vida. Com isso, foi criada a Comai, que também visa a valorização e respeito a diversidade humana, o fortalecimento da atuação em rede para a resolução de problemas relacionados à falta de acessibilidade e inclusão nas diversas áreas da composição social municipal, e o fomento ao empreendedorismo e produtividade das pessoas com deficiência”, destacou o coordenador Cristiano Marins Moreira, que é cego, professor, advogado, pesquisador, e Doutorando em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela UFF.


A Comai vem atuando no município através de uma série de atividades voltadas para as pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, como por exemplo:


Ponto de cadastro e emissão da Carteira Municipal Simplificada de Identificação do Autista e da pessoa com Síndrome de Down, em cumprimento a Lei Municipal nº. 1.253/2021;


Realização de palestras e/ou rodas de conversa mensais sobre temas variados, relacionados às pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade;


Realização mensal de atividades culturais, visando proporcionar lazer e cultura ao público alvo desta coordenadoria;


Elaboração de projetos que contribuam com a essibilidade e a inclusão em São Gonçalo;


Escuta compreensiva e acolhedora, troca de experiências e informações sobre atividades da coordenadoria e direitos das pessoas com deficiência;


Encaminhamento a atendimento multidisciplinar e multiprofissional, buscando evitar o isolamento social; dentre tantas outras atividades.


A coordenadoria atua diretamente em dois locais: o Espaço da Inclusão, que fica no Partage Shopping, no Centro, e o Espaço Azul, que fica no Shopping São Gonçalo, no Boa Vista.


“É importante destacar também que a Comai tem como prioridade prevenir e combater toda e qualquer forma de discriminação e violação de direitos contra a pessoa com deficiência, promovendo sua autonomia, inclusão e participação efetiva na sociedade”, disse Cristiano.

Comentários


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page