SG faz parceria com universidade para estágio na saúde


Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo lançou, na manhã desta quinta-feira (26/8), no Hospital Doutor Luiz Palmier, no Zé Garoto, a parceria com a Universidade de Vassouras para realização de estágio de pós-graduação médica nas unidades hospitalares do município. O projeto conta com a participação da Aport Educacional.


No curso de especialização em Dermatologia, serão 36 meses, sendo cerca de 80% de atividades práticas. A primeira turma, que conta com 25 peruanos, realiza um rodízio de pequenos grupos que vêm ao Brasil, para realizar ciclos de cerca de duas semanas de aprendizados práticos com os pacientes do HLP.


Segundo a direção da unidade, uma sala será equipada para que os alunos também possam receber orientações teóricas. O aprendizado se divide entre matérias online e aplicação prática em São Gonçalo. A segunda turma está prevista para começar em janeiro com alunos do Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e Chile.


A troca de experiências e os benefícios para a população também foram destacados pelo secretário de Saúde de São Gonçalo, D. André Vargas.


“Cada médico que trabalha nas unidades de saúde representa um custo para o nosso município, o que não acontece na nossa parceria. Nós agregamos uma instituição de ensino e o município ganha, pois o custo é zero. Hoje se inicia em tamanho pequeno, mas eu tenho certeza que esta parceria vai se expandir”, disse o secretário, que estava acompanhado do diretor geral do HLP, Lindemberg Soares, e da diretora Ana Carolina Coelho.


“O Brasil é uma referência mundial na área de Medicina e esse médicos vem buscar essa especialização. O Rio de Janeiro funciona como um ponto de treinamento para toda a América Latina e estamos trazendo agora a oportunidade de incluir São Gonçalo como um dos pontos de treinamento. Isso significa que o município conta com ótimos médicos, já que esse treinamento é realizado por servidores e o município ganha com a colaboração desses profissionais”, disse Marcovan Porto, sócio-proprietário da Aport Educacional.


A empresa informou que a próxima fase será a pós-graduação nacional, trazendo médicos brasileiros para o município de São Gonçalo, a fim de que sejam capacitados em diversas especialidades como cirurgia geral, cardiologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia.

300x250px.gif
728x90px.gif