SG muda Plano de Vacinação após notificação do MP


Foto: Divulgação

Após ser notificada pelo Ministério Público e pela Defensoria do Estado, a prefeitura de São Gonçalo informou que fez alterações no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Há previsão de que o município receba nova remessa de vacinas contra a covid-19 na próxima terça-feira (9).

Na última semana, o município recebeu críticas da Defensoria Pública Estadual devido às longas filas formadas nas unidades municipais de saúde e aplicação de doses da vacina em pessoas de outros municípios. O órgão criticou a falta de controle do município sobre a origem dos vacinados e defende que, para evitar que os moradores da cidade fiquem sem o imunizante, a postura correta seria exigir alguma comprovação de vínculo com São Gonçalo.

Já o Ministério Público (MP) notificou a prefeitura de São Gonçalo para que siga o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no atendimento aos grupos prioritários, ou que o gestor justifique a antecipação de outros grupos no cenário atual de escassez de vacina. O órgão também recomendou que a prefeitura organize a vacinação de modo a dar prioridade aos profissionais de saúde envolvidos na resposta pandêmica e que seja devidamente reservada, armazenada e garantida a segunda dose da vacina para todos aqueles que já receberam a primeira dose.

Acatando as sugestões e atendendo à notificação, o poder executivo anunciou novas determinações para vacinação. Agora, segundo a prefeitura, trabalhadores da área de saúde deverão comprovar vínculo com o município para que recebam as doses da vacina. Nesta segunda-feira (8), continua a imunização em profissionais de saúde somente da rede municipal, em seus locais de trabalho. Por enquanto, não haverá vacinação para a população nos postos de saúde.

A nova fase de vacinação está prevista para ter início na quarta-feira (10), caso se confirme a entrega da nova remessa de vacinas nesta terça-feira. A definição dos locais de imunização dependerá da quantidade de doses que o município receberá. O Ministério da Saúde ainda não informou o quantitativo a ser disponibilizado nesta remessa.

A vacinação permanece na fase 1. Neste grupo, já foram contemplados os trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas; profissionais dos serviços de saúde das redes pública e privada, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção para os casos suspeitos e confirmados de covid-19, a chamada linha de frente. Este grupo começará esta semana a receber a segunda dose da vacina, em seus locais de moradia e/ou trabalho, para concluir a imunização.

Ainda na fase 1, voltarão a ser vacinados quando novas remessas de vacina forem entregues os demais trabalhadores de saúde com comprovação de vínculo a serviço de saúde dentro do município, em unidades das redes pública e privada; além dos idosos com mais de 90 anos residentes em São Gonçalo.

A prefeitura afirma que todos os profissionais da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas.

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários. As filas registradas nas unidades municipais na última semana foram consequência da alteração feita por outros municípios, que suspenderam a vacinação dos trabalhadores da saúde, o que causou uma demanda excessiva nos postos de atendimento gonçalenses.

Documentos – Todos que se encaixam no perfil do público-alvo nesta nova fase e buscam a imunização devem portar um documento de identidade com foto, além do comprovante de residência. No caso dos profissionais de saúde que não moram em São Gonçalo mas trabalham na cidade, será necessária a comprovação de vínculo ao serviço de saúde no município, com apresentação de documento oficial de identificação ou declaração emitida pelo órgão competente que comprove a devida vinculação.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg