SG pode fechar cinturão progressista com Niterói e Maricá

Candidato à Prefeitura de São Gonçalo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dimas Gadelha, está liderando a disputa, segundo pesquisa do Instituto Inteligence, realizada entre 31/10 e 1º/11 e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 02/11 sob o número RJ-07283/2020. Foram consultados 600 eleitores de bairros diferentes do município que é o segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, contando com mais de 680 mil eleitores.
Com o apoio dos prefeitos de Niterói e Maricá, Rodrigo Neves (PDT) e Fabiano Horta (PT), respectivamente, Dimas, que apresenta 18% das intenções de voto, pode formar, se eleito, um cinturão progressista na região mais adensada do Leste Fluminense, caso os candidatos trabalhista e petista, que também lideram as pesquisas nos municípios vizinhos, confirmem a preferência dos eleitores no pleito. Ele também é apoiado pelo ex-governador Anthony Garotinho e pelo do ex-prefeito de Maricá, Whashington Quaquá.
Em segundo lugar na disputa gonçalense aparece o candidato Dejorge Patrício (Republicanos), com 15%. Depois, Capitão Nelson (Avante), com 13%; o atual prefeito, José Luiz Nanci (Cidadania), com 7%; Ricardo Pericar (PSL), com 5% e Roberto Sales (PSD), com 2%. Dayse Oliveira (PSTU), Isaac Ricalde (PCdoB) e Rodrigo Piraciaba (PSB) não alcançaram 1%.
Não quiseram ou não souberam responder 38% dos entrevistados , enquanto 23% declararam que pretendem votar branco ou nulo. Em relação à rejeição, 48% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder se rejeitam algum dos candidatos. O atual prefeito e candidato à reeleição, José Luiz Nanci, é o candidato mais rejeitado pela população, com 26% de rejeição, seguido de Capitão Nelson com 11% e Dejorge 5%; Dayse, Dimas, Pericar e Piraciaba receberam 2%, enquanto Ricalde e Sales obtiveram 1% de rejeição do público.
Nova pesquisa dá Axel no 1o turno
Em Niterói, uma nova pesquisa divulgada neste domingo amplia o percentual do candidato do PDT, Axel Grael, que em levantamento do instituto Gerp divulgado semana passada teria 38% das intenções de votos. Agora, segundo a empresa D'Arte Produções, ele teria, pela amostragem induzida, 41,4% dos votos e venceria no primeiro turno. Realizado entre os dias 28 e 29 de outubro, o levantamento, registrado no TSE sob o número 03312/2020, ouviu 647 eleitores de Niterói e tem margem de erro de 3,85%.
Uma novidade apresentada pela pesquisa foi a ascenção do candidato do PSL, Deuler da Rocha, superando os demais candidatos de oposição. Deuler, agora, teria 12,2% das intenções de voto e estaria na segunda colocação, superando Felipe Peixoto (PSD), com 7%; Flávio Serafini (PSOL), com 2,8%; Juliana Benício (NOVO), com 2,5%; Allan Lyra (PTC), com 1,7%; Danielle Bornia (PSTU) - que está impugnada -, com 0,9%; e Tuninho Fares (DC), com 0,5%. Não souberam ou não quiseram opinar somou 21,2%, enquanto brancos e nulos somaram 8,7%.
A pesquisa, porém, não leva em conta a forte repercussão dos debates realizados na semana passada, pois foi realizada antes disso. Possíveis falhas metodológicas e o próprio obscurantismo da empresa que a realizou também estão sendo questionados por candidatos e oposição em Niterói.