SG pode fechar cinturão progressista com Niterói e Maricá


Marlos, Dimas, Rodrigo e Fabiano juntos em carreata pelas ruas de São Gonçalo | Foto: Divulgação/Facebook

Candidato à Prefeitura de São Gonçalo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dimas Gadelha, está liderando a disputa, segundo pesquisa do Instituto Inteligence, realizada entre 31/10 e 1º/11 e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 02/11 sob o número RJ-07283/2020. Foram consultados 600 eleitores de bairros diferentes do município que é o segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, contando com mais de 680 mil eleitores.

Com o apoio dos prefeitos de Niterói e Maricá, Rodrigo Neves (PDT) e Fabiano Horta (PT), respectivamente, Dimas, que apresenta 18% das intenções de voto, pode formar, se eleito, um cinturão progressista na região mais adensada do Leste Fluminense, caso os candidatos trabalhista e petista, que também lideram as pesquisas nos municípios vizinhos, confirmem a preferência dos eleitores no pleito. Ele também é apoiado pelo ex-governador Anthony Garotinho e pelo do ex-prefeito de Maricá, Whashington Quaquá.

Em segundo lugar na disputa gonçalense aparece o candidato Dejorge Patrício (Republicanos), com 15%. Depois, Capitão Nelson (Avante), com 13%; o atual prefeito, José Luiz Nanci (Cidadania), com 7%; Ricardo Pericar (PSL), com 5% e Roberto Sales (PSD), com 2%. Dayse Oliveira (PSTU), Isaac Ricalde (PCdoB) e Rodrigo Piraciaba (PSB) não alcançaram 1%.

Não quiseram ou não souberam responder 38% dos entrevistados , enquanto 23% declararam que pretendem votar branco ou nulo. Em relação à rejeição, 48% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder se rejeitam algum dos candidatos. O atual prefeito e candidato à reeleição, José Luiz Nanci, é o candidato mais rejeitado pela população, com 26% de rejeição, seguido de Capitão Nelson com 11% e Dejorge 5%; Dayse, Dimas, Pericar e Piraciaba receberam 2%, enquanto Ricalde e Sales obtiveram 1% de rejeição do público.


Nova pesquisa dá Axel no 1o turno

Em Niterói, uma nova pesquisa divulgada neste domingo amplia o percentual do candidato do PDT, Axel Grael, que em levantamento do instituto Gerp divulgado semana passada teria 38% das intenções de votos. Agora, segundo a empresa D'Arte Produções, ele teria, pela amostragem induzida, 41,4% dos votos e venceria no primeiro turno. Realizado entre os dias 28 e 29 de outubro, o levantamento, registrado no TSE sob o número 03312/2020, ouviu 647 eleitores de Niterói e tem margem de erro de 3,85%.

Uma novidade apresentada pela pesquisa foi a ascenção do candidato do PSL, Deuler da Rocha, superando os demais candidatos de oposição. Deuler, agora, teria 12,2% das intenções de voto e estaria na segunda colocação, superando Felipe Peixoto (PSD), com 7%; Flávio Serafini (PSOL), com 2,8%; Juliana Benício (NOVO), com 2,5%; Allan Lyra (PTC), com 1,7%; Danielle Bornia (PSTU) - que está impugnada -, com 0,9%; e Tuninho Fares (DC), com 0,5%. Não souberam ou não quiseram opinar somou 21,2%, enquanto brancos e nulos somaram 8,7%.

A pesquisa, porém, não leva em conta a forte repercussão dos debates realizados na semana passada, pois foi realizada antes disso. Possíveis falhas metodológicas e o próprio obscurantismo da empresa que a realizou também estão sendo questionados por candidatos e oposição em Niterói.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle