top of page

Sistema carioca do BRT recebe 40 novos ônibus


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou nesta sexta-feira (6) a segunda leva de ônibus novos, comprados em três licitações no ano passado, para requalificar o sistema do BRT, o transporte rápido por ônibus com corredores exclusivos.


Com os 40 veículos entregues, a frota conta agora com 76 ônibus novos que serão utilizados nas linhas entre o Centro Olímpico e o Terminal Alvorada com o Jardim Oceânico, todos na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, atendendo 17 estações do corredor Transoeste.


De acordo com o prefeito Eduardo Paes, entregas de mais 110 coletivos ocorrerão até março do próximo ano, totalizando 561 novos veículos para todo o sistema, que tem, ainda, os corredores Transcarioca e Transolímpica.


“Daqui para a frente, só teremos melhorias no BRT com reforma de estações, melhora do pavimento da Transoeste e ônibus novos”, disse o prefeito.


Atualmente, com menos ônibus em circulação no horário de rush, os coletivos seguem andando lotados e muitos com ar-condicionados sem ventilação.


Reestruturação

O sistema do BRT foi inaugurado em 2012, operado por um consórcio de empresas, mas, diante de problemas recorrentes como estações fechadas, depredadas e retirada de ônibus de circulação, a prefeitura encampou o serviço em março de 2021 e decretou a caducidade do contato no início do ano passado.


Entre as obras tocadas no momento estão a recuperação do corredor da Nova Transoeste, com melhora da qualidade da pista, a construção do BRT Transbrasil, que terá 18 estações e quatro terminais, e o Terminal Intermodal Gentileza, na região portuária, que vai integrar o BRT ao VLT e linhas de ônibus municipais.

300x250px.gif
728x90px.gif
bottom of page