top of page

Sociólogo faz palestra na SFF sobre 'paixão do futebol'

Em tempos de Copa do Mundo Feminina de Futebol, a Sociedade Fluminense de Fotografia recebe hoje, dia 3 de agosto, às 18 horas, o sociólogo Maurício Murad, fundador do Núcleo de Sociologia do Futebol da UERJ e professor visitante da Universidade de Bolonha na Itália. Com mediação de Alcyr Cavalcanti, da Arfoc-Brasil, Murad falará sobre o fenômeno do futebol sob a ótica da paixão que ele exerce no mundo todo e em especial no brasileiro.

O sociólogo Maurício Murad / Agência Brasil

Durante toda a palestra serão exibidas imagens selecionadas pela Arfoc que ilustram diferentes momentos do futebol brasileiro, em especial as participações do Brasil em copas do mundo. O encontro pretende traçar um paralelo entre o esporte mais amado pelo brasileiro e a sua influência no dia a dia do país.


“Parafraseando Clifford Geertz o futebol não é a única chave para compreensão do dia a dia de nossos 210 milhões de torcedores, da mesma forma que a tourada não é para os espanhóis nem o tango para os argentinos. Esse esporte maravilhoso vai nos ajudar a entender melhor um pouco da alma do povo brasileiro, de nossas decepções e principalmente de nossas alegrias”, afirma Alcyr que além de fotógrafo é antropólogo e presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil (Arfoc-Brasil).


Para Toninho Machado, presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, o encontro é uma oportunidade para que alunos, professores e membros da SFF, além do público em geral, possam participar de um rico debate sobre esse tema tão envolvente que é o futebol, tendo a fotografia como um fio condutor da palestra.”O evento é gratuito e aberto para qualquer pessoa interessada no tema”, explica ele.


Sobre o palestrante


Maurício Murad, doutor em sociologia dos esportes, fundador do Núcleo de Sociologia do Futebol da Uerj, primeiro centro de pesquisa em ciências sociais em torno do fenômeno sócio-cultural do futebol, na universidade brasileira. Autor de livros e artigos científicos, especialmente acerca das violências entre torcedores organizados, foi professor visitante da Universidade de Bolonha, na Itália.


Além de sociologia do futebol, se dedica a estudos sobre clássicos da literatura e filosofia. Seu mais recente livro, Viagem da Primeira Classe: (Re)encontrando Autores Imortais, suas Obras e Personagens”, editado pela Fundação Getúlio Vargas, tem o prefácio do cineasta Cacá Diegues e está concorrendo a dois prêmios importantes, o Jabuti e o literário da Biblioteca Nacional.


Serviço


Palestra gratuita sobre a Paixão do Futebol com o professor Maurício Murad

Mediação: Alcyr Cavalcanti

Data: 3 de agosto de 2023 (quinta-feira)

Horário: às 18h30m

Local: Sociedade Fluminense de Fotografia

Endereço: Rua Doutor Celestino, 115 - Centro - Niterói

Entrada Franca

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page