top of page

'Sons da Rússia', o novo programa da Rádio Toda Palavra


A Rádio Toda Palavra, de Niterói, estreia na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, às 22 horas, o programa “Sons da Rússia”, em parceria com a Rádio Orpheus, de Moscou. Pela primeira vez no rádio brasileiro, a música de concerto russa terá um espaço exclusivamente dedicado aos seus mais destacados compositores, interpretados através de fonogramas de alta qualidade gravados pela emissora que tem, hoje, a missão de preservar o rico legado musical da Rússia.

Sempre às segundas-feiras, com reprise às quartas-feiras, na faixa das 22 horas, o “Sons da Rússia” será transmitido por streaming, em www.radiotodapalavra.com.br, e pela NB FM 98.5 Mhz, com sintonia na cidade de Niterói. Durante uma hora de programa, os nomes mais importantes da música clássica russa, que conquistaram o reconhecimento da crítica nos séculos XIX e XX, desfilarão através da execução de suas composições mais notórias.

Melodias assinadas pelos nomes que consagraram a música russa no ocidente, principalmente na segunda metade do século XIX, como Tchaikivsky, Rimsky-Korsakov e Anton Rubinstein, entre outros, dividirão o programa com as de músicos importantes do período soviético no século XX, como Aram Khachaturian, Nikolai Golovanov e Vladimir Rubin.

“Para a Rádio Toda Palavra é uma grande honra poder levar ao nosso público, em um programa inédito no rádio brasileiro, essa riquíssima herança musical russa. Trata-se de um dos acervos mais importantes da música de concerto da nossa civilização. A escolha do repertório, feita pela Rádio Orpheus, foi muito feliz por reunir tanto alguns dos compositores russos mais conhecidos em todo mundo com outros que se destacaram mais internamente no período soviético e que precisam ser apreciados também fora da Rússia. Sou grato à Rádio Orpheus por essa colaboração e à nossa parceira da Rússia, a TV BRICS, que, através da sua intermediação, está nos permitindo levar ao ar essa importante programação”, disse o Editor-Chefe da Rádio e do Jornal TODA PALAVRA, Luiz Augusto Erthal, que também assina a direção do programa.

Brasileiro, mas filho de russos, o apresentador do programa, Pavel Grass, também comemora a estreia de “Sons da Rússia” na Rádio Toda Palavra. “Para mim é um grande prazer poder apresentar esses compositores maravilhosos, que fizeram da música russa uma das mais importantes de todo o planeta. Como amante da cultura russa, fiquei muito feliz com a oportunidade de participar desse projeto da Rádio Toda Palavra e da Rádio Orpheus, com o apoio da TV BRICS”, afirmou Pavel Grass.

Desde 2014, o Centro de TV e Rádio Orpheus, em parceria com a Unipro PJSC, vem restaurando obras musicais esquecidas, guardando valiosos livros e materiais musicais, dentro do projeto "Reviver o Legado dos Compositores Russos". Especialistas restauraram as obras de Anton Arensky, Alexander Mosolov, Nikolai Golovanov, Georgy Catuar, Leonid Polovinkin, Alexei Zhivotov e Vladimir Deshevov. Os fonogramas cedidos para a programação do “Sons da Rússia” foram gravados pels Orquestra Sinfônica da Rádio Orpheus.


Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page