Sputnik V é 100% eficiente com 2 doses, revela Argentina


(Foto: RFPI/Centro de Pesquisa de Gamaleya)

Pessoas nunca antes infectadas com o coronavírus adquiriram anticorpos com duas doses, mas para pacientes previamente infectados bastou uma dose, segundo pesquisa no país sul-americano.

Todos os pacientes com Covid-19 que receberam duas doses da vacina Sputnik V desenvolveram anticorpos específicos, relatou o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina, que monitorou o processo.

Além disso, "pessoas anteriormente expostas ao vírus, que demonstraram ter anticorpos antes do início da vacinação, geram uma resposta imunológica humoral rápida quando recebem uma dose da vacina Sputnik V", disse Andrea Gamarnik, pesquisadora sênior do CONICET.

Ela acrescentou que os níveis de anticorpos detectados nelas têm sido "inclusive mais altos do que os produzidos por pessoas não infectadas que receberam duas doses da vacina" em cerca de oito vezes.

"[...] Vale a pena revisar o cronograma de vacinação para aqueles indivíduos que foram previamente infectados com este vírus", uma vez que estas pessoas "podem não requerer a segunda dose", destacaram as autoridades sanitárias da Argentina.

A Sputnik V foi a primeira vacina contra Covid-19 a ser registrada no mundo, em agosto de 2020, e foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em parceria com o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo).


Fonte: Agência Sputnik

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle