top of page

STF autoriza acesso ao inquérito das fakenews


Ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o acesso de advogados ao inquérito (Foto: STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o acesso de advogados ao inquérito que apura a divulgação de notícias falsas e ameaças contra integrantes da Corte.

As defesas do ministro da Educação, Abraham Weintraub, da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e dos jornalistas Allan dos Santos e Bernardo Kuster poderão ter acesso à cópias do processo, informou Agência Brasil.

Os advogados dos empresários Edgard Corona, Luciano Hang, Marcos Domingues Bellizia, Otávio Oscar Fakhoury e a defesa do humorista e palestrante Reynaldo Bianchi Júnior também terão acesso às investigações.

Mandados de busca e apreensão contra os jornalistas, os empresários e Bianchi Júnior foram cumpridos na semana passada, no âmbito do inquérito em questão.

Moraes determinou que os advogados deverão manter o sigilo dos documentos que receberem.

"Em razão do caráter sigiloso destes autos, a vista deverá ser previamente agendada junto ao gabinete e será realizada através do fornecimento de cópia digitalizada, com aposição de marca d’água identificando o destinatário, que deverá manter o sigilo", destacou o ministro em sua decisão.

No dia 10 de junho, o STF vai julgar a legalidade do inquérito. Os ministros devem analisar uma ação da Rede Sustentabilidade, protocolada no ano passado, para contestar a forma de abertura da investigação pelo próprio Supremo em março de 2019.


Da Sputnik Brasil

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page