top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

STF: Câmara terá de revisar número de deputados por estado


(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para que a Câmara dos Deputados revise, até 30 de junho de 2025, o número de deputados de cada estado, para que a distribuição de assentos na Casa se torne proporcional à população de cada unidade federativa.


Feita em plenário virtual, a votação teve início na última sexta-feira (18) e alcançou maioria de votos nessa sexta-feira (25), com sete votos a favor e nenhum voto contra. A medida é uma resposta a uma ação protocolada no tribunal em 2017 pelo estado do Pará.


Na ação, a procuradoria do Pará destacou a lei de 1993 que estipulou o mínimo de oito e o máximo de 70 deputados por estado. Porém, apontou a ausência de uma lei complementar que determine a atualização do número conforme as mudanças demográficas.


A bancada do Pará na Câmara tem atualmente 18 deputados. Com o recálculo, que terá como base o Censo de 2022, pode ganhar mais quatro assentos na Casa.


Votaram a favor do recálculo o relator da ação, o ministro Luiz Fux, e os ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Em seu voto, conforme noticiou a Agência Brasil, Fux destacou que a lei atual compromete o bom funcionamento do sistema democrático.


"A omissão legislativa identificada no caso concreto gera um evidente mau funcionamento do sistema democrático, relacionado à sub-representação das populações de alguns estados na Câmara dos Deputados em grau não admitido pela Constituição", disse o ministro.


Se a Câmara não promover o recálculo até a data estipulada pelo STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficará encarregado de determinar, até outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page