top of page

STF derruba contas de bolsonaristas no Twitter e Face


Ministro alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Twitter e o Facebook derrubem as contas de diversos bolsonaristas e ativistas de extrema direita. Entre as contas bloqueadas estão a do ex-deputado Roberto Jefferson, dos empresários Luciano Hang, dono da Hawan, e Edgard Gomes Corona, dono da SmartFit, da líder do grupo "300 do Brasil", Sara Winter, que já esteve presa, e dos blogueiros Allan Lopes dos Santos e Bernardo Pires Kuster. Todos são acusados de ameaças e ataques aos ministros da Corte e de disseminação de notícias falsas em inquéritos que correm no STF.

Em seu último ataque contra o Supremo, numa live com um blogueiro bolsonarista, Roberto Jefferson afirmou que no STF ministros "usam saia, não é pelo saber jurídico, é por opção sexual". O presidente nacional do PTB, que recentemente ofereceu o partido ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sugeriu ainda que no STF há ministros “rabo preso” e “ rabo solto”.

Em maio, o grupo foi alvo de mandados de busca e apreensão autorizados por Moraes. No mês seguinte, o ministro determinou também que redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube informem sobre dados de monetização de páginas bolsonaristas que faturam em dólar com postagens e publicações fakenews e de agressões ao Supremo e à democracia.

De acordo com o despacho de Moraes para as redes, a determinação é para interromper os “discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional democrática”.

Em nota, o Twitter informou que agiu "estritamente em cumprimento a uma ordem legal" proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por nota, o Facebook informou apenas que “respeita o judiciário e cumpre ordens legais válidas”.

Outras pessoas que tiveram as contas suspensas, segundo o Globo, foram Edson Pires Salomão, assessor do deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), Eduardo Fabris Portella, Enzo Leonardo Suzi Momenti, Marcelo Stachin, Marcos Domingues Bellizia, Rafael Moreno, Paulo Gonçalves Bezerra, Rodrigo Barbosa Ribeiro, o empresário Otávio Fakhoury, Reynaldo Bianchi e Winston Rodrigues Lima.

bottom of page