STF determina prisão preventiva de blogueiro bolsonarista
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

STF determina prisão preventiva de blogueiro bolsonarista


Mesmo com tornozeleira, blogueiro Oswaldo Eustáquio descumpriu restrições impostas pelo STF (Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18) a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.

O blogueiro é investigado no inquérito instaurado em junho e que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos, quando manifestantes foram às ruas levantando bandeiras consideradas inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF.

O blogueiro já cumpria prisão domiciliar, mas descumpriu as restrições impostas pelo Supremo. Eustáquio deixou sua casa e foi ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chefiado pela ministra Damares Alves, onde era lotado nos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro.

A tornozeleira eletrônica detectou o deslocamento e a Vara de Execuções Penais da Justiça do Distrito Federal comunicou o descumprimento da ordem judicial ao STF.

Na justificativa da ordem de prisão preventiva, o ministro afirma que esta não foi a primeira vez que o blogueiro descumpriu restrições que lhe foram impostas pelo STF. Em novembro, ele saiu de Brasília, onde mora, para participar de manifestação bolsonarista na campanha eleitoral em São Paulo. Na ocasião, também espalhou notícias falsas nas redes sociais contra o candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSOL).

"Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Fillho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido", escreveu Moraes.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page