STF extradita inglês acusado de chefiar tráfico de drogas na Europa
- Da Redação
- 22 de out. de 2024
- 1 min de leitura
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira (22) a extradição do inglês Allan Graham, acusado de tráfico internacional de drogas.
O acusado foi preso no Brasil em dezembro do ano passado pela Polícia Federal (PF) após ter o nome incluído na lista de procurados da Interpol. Condenado na Inglaterra, Graham foi capturado em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina.
Por unanimidade, o colegiado seguiu voto proferido pela ministra Cármen Lúcia e determinou a extradição do acusado, que é apontado como chefe de um esquema de tráfico de drogas por meio do porto de Liverpool, no norte da Inglaterra.
Conforme o entendimento, o Reino Unido deverá descontar o tempo que o inglês ficou preso no Brasil e seguir outras determinações, como proibição de cumprir mais de 30 anos de condenação no exterior.
Também votaram no mesmo sentido os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes.
“Aqui a extradição é instrutória. O crime pelo qual é acusado na Inglaterra é tipificado como ato delituoso nos dois países. O delito é comum, não há de se cogitar crime político, e não ocorreu a prescrição”, destacou a ministra Cármen Lúcia em seu voto.
O procedimento de entrega do acusado para as autoridades do Reino Unido será executado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante a tramitação do processo no STF, a defesa de Allan Graham se manifestou contra a extradição.
Comments