top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

STF manda governo realizar o Censo 2021 ainda neste ano


ree
(Divulgação)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, determinou nesta quarta-feira (28) que o governo do presidente Jair Bolsonaro realize o Censo 2021 ainda neste ano. A decisão do ministro foi provocada por uma ação do governo do Maranhão, através da Procuradoria Geral do Estado.

Na última sexta-feira (23), o Ministério da Economia anunciou que o Censo não ocorrerá neste ano por falta de verbas no orçamento, embora não tenha faltado para emendas parlamentares. A pesquisa do IBGE teve 96% do orçamento cortado.

"A União e o IBGE, ao deixarem de realizar o estudo no corrente ano, em razão de corte de verbas, descumpriram o dever específico de organizar e manter os serviços oficiais de estatística e geografia de alcance nacional – artigo 21, inciso XV, da Constituição de 1988. Ameaçam, alfim, a própria força normativa da Lei Maior", disse o ministro da Suprema Corte.

De acordo com Marco Aurélio Mello, cabe, neste caso, ao Supremo "impor a adoção de providências a viabilizarem a pesquisa demográfica".

“Defiro a liminar, para determinar a adoção de medidas voltadas à realização do Censo, observados os parâmetros preconizados pelo IBGE, no âmbito da própria discricionariedade técnica”, escreveu o ministro na decisão.

Ao acatar os argumentos do Executivo maranhense, do governador Flávio Dino (PCdoB), o ministro destacou também que o Censo permite “mapear” as condições socioeconômicas de cada parte do Brasil. “Como combater desigualdades, instituir programas de transferência de renda, construir escolas e hospitais sem prévio conhecimento das necessidades locais?”, questionou.

O Orçamento 2021 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira passada (22) sem os recursos para a realização do Censo.

Na tramitação do projeto de orçamento no Congresso, a maioria governista já havia cortado os valores destinados ao Censo de 2021: dos R$ 2 bilhões previstos, para apenas R$ 71 milhões.

Após o corte no Congresso, a então presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo.

O Censo, realizado a cada dez anos, e é fundamental para levantar dados sobre as condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade da população brasileira. Os dados são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para realização de investimentos públicos e privados - sem falar nos milhares de empregos temporários que são criados para a execução da pesquisa nacional. O último censo ocorreu em 2010.

Guedes: 'deboche'

Em tom que resvala o deboche, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se eximiu de responsabilidade sobre o cancelamento do Censo 2021, culpando o Congresso pelos cortes e dizendo que a pandemia teria sido a causa. "Quando houve corte no Congresso, a explicação que nos foi dada é de que o isolamento social impediria que as pessoas fossem de casa em casa transmitir o vírus, porque é físico, os pesquisadores vão de casa em casa. Então, me pareceu que essa é uma explicação, vou me informar a respeito”, disse o ministro, em declaração a jornalista na entrada do ministério nesta quarta-feira.

 
 
 

1 comentário


Ralph de Souza Filho
Ralph de Souza Filho
28 de abr. de 2021

Enfim uma na mosca desse Decano próximo a se despedir dessa Sinecura abarrotada de decisões enviesadas ao longo da história...

Curtir
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page