top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

STF multa Telegram em R$ 1,2 milhão por não bloquear deputado


Nikolas Ferreira foi eleito deputado federal em Minas Gerais pelo partido de Bolsonaro (Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes multou nesta quarta-feira (25) o Telegram em R$ 1,2 milhão por descumprimento de decisão judicial. A medida foi tomada após o aplicativo não bloquear a conta do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG).


Moraes disse que a empresa não pode deixar de cumprir decisões judiciais em território brasileiro.


“Como qualquer entidade privada que exerça sua atividade econômica no território nacional, a rede social Telegram deve respeitar e cumprir, de forma efetiva, comandos diretos emitidos pelo Poder Judiciário relativos a fatos ocorridos ou com seus efeitos perenes dentro do território nacional; cabendo-lhe, se entender necessário, demonstrar seu inconformismo mediante os recursos permitidos pela legislação brasileira”, afirmou.


Na decisão, o ministro disse que o bloqueio da conta do político bolsonarista não é censura e está autorizada pela legislação nos casos de desvirtuamento do livre exercício da liberdade de expressão.


“Os bloqueios das contas de redes sociais determinados nestes autos se fundam na necessidade de fazer cessar a continuidade da divulgação de manifestações criminosas, que, em concreto, materializam as infrações penais apuradas neste inquérito e, que continuam a ter seus efeitos ilícitos dentro do território nacional, inclusive pela utilização de subterfúgios permitidos pela rede social Telegram”, concluiu.


Em ofício enviado ao ministros antes da decisão, o Telegram pediu a reconsideração do bloqueio do perfil de Nikolas e alegou falta de fundamentação.


A conta do deputado eleito pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi suspensa por suposto apoio aos ataques terroristas do dia 8 de janeiro em Brasília.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page