top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

STF rejeita ação do governo para barrar atos indígenas


Indígenas acompanham sessão em um telão em frente ao STF (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira (25) uma ação impetrada pelo governo Jair Bolsonaro, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), para barrar os atos indígenas em Brasília, durante esta semana. que reúne cerca de 6 mil indígenas que acampam na Esplanada dos Ministérios. A AGU argumentou que os atos poderiam oferecer risco de contágio da covid-19 - preocupação jamais demonstrada anteriormente.

No pedido, os advogados da União pedem que sejam retiradas as 170 etnias que estão acampadas na capital federal aguardando julgamento do Supremo sobre o chamado “marco temporal” e protestando contra propostas em análise no Congresso que legalizam o garimpo e permitem à União retomar áreas indígenas. Em relação ao marco temporal, trata-se da ação que discute a tese de que indígenas só podem reivindicar terras já ocupadas antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro realizar e convocar atos que promovem aglomerações, a AGU sustenta que a manifestação poderia aumentar a proliferação do novo coronavírus e solicita a transferência dos atos para uma data futura.

Luís Roberto Barroso negou o pedido, afirmando que a proibição dos atos violaria os direitos de livre expressão, de reunião e associação, todos garantidos pela Constituição, e o governo não demonstrou existência de qualquer risco de fato.

“Não está demonstrado qualquer risco ou interesse contraposto de ordem a autorizar que se restrinja o direito de expressão, reunião e associação de tais cidadãos. Ao contrário, parece ter havido grande cuidado e preocupação com as condições sanitárias da organização do evento”, disse Barroso.

Falando a apoiadores, Bolsonaro disse que os indígenas que participam do ato são “massa de manobra”. Segundo ele, “pessoas que vivem aí de esmola e mentiras da esquerda". Bolsonaro disse ainda: "Dizem que vêm tratar aqui de um tal de marco temporal", e concluiu dizendo que a organização "está sendo bancado por uma ONG, talvez por um órgão qualquer. O objetivo é tumultuar”.

Kommentare


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page