Talibã toma Cabul e quer 'transferência pacífica de poder'


(Reprodução)

O Talibã voltou ao poder no Afeganistão neste domingo (15). O Estado Islâmico, que foi derrubado do poder na invasão pelos Estados Unidos em 2001, diz que pretende evitar a violência e negocia uma "transferência pacífica de poder" com o governo pró-Ocidente "nos próximos dias". O movimento controla todos os postos de fronteira no Afeganistão, segundo informou a agência de notícias Associated Press, citando as autoridades. O presidente Ashraf Ghani fugiu do país.

Nos últimos dias, todas as grandes cidades caíram nas mãos dos talibãs, sem nenhuma resistência. Neste domingo, antes de chegarem a Cabul, eles tomaram Jalalabad.

Na capital, o governo afegão e os talibãs entraram em conversações para uma rendição pacífica e a constituição de um governo transitório.

Os combatentes radicais afirmam não querer se vingar dos funcionários militares e civis. O movimento apela para eles não tentarem sair do país.

"Todos devem permanecer em seu próprio país, em seus próprios lugar e casa, e não tentar sair do país", de acordo com o comunicado do Talibã.

Um responsável oficial talibã disse à Reuters que o movimento não quer "que um único civil afegão inocente seja ferido ou morto quando tomarmos o controle, mas não declaramos um cessar-fogo".

Vários membros da equipe da União Europeia mudaram para um local mais seguro em Cabul, segundo um representante da OTAN. Atualmente, os principais membros da equipe dos Estados Unidos na capital afegã estão trabalhando desde o aeroporto de Cabul, afirmou um funcionário dos EUA. Menos de 50 funcionários da embaixada norte-americana estão no momento em Cabul.

A retirada dos EUA foi apoiada por mais de dois terços dos americanos.

Papa

O papa Francisco apelou à paz e ao diálogo entre as partes envolvidas no conflito do Afeganistão.

O sumo pontífice da Igreja Católica considera que só dessa forma o povo afegão poderá viver em segurança.


Com informações da Sputnik

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg