top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Tanques e general golpista invadem palácio presidencial na Bolívia


(Reprodução)

O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou nesta quarta-feira (26) "movimentações irregulares" de militares na Praça Murillo, em La Paz. Em um comunicado em suas redes sociais, Arce também pediu que a democracia seja respeitada.


O palácio presidencial foi invadido por tanques do Exército e militares armados na tarde desta quarta-feira. Alguns pelotões da força militar também se agruparam em praças e ruas da capital do país.


O ex-presidente do país Evo Morales condenou o que classificou como uma "tentativa de golpe", em sua conta no X . Ele acusou o ex-comandante do Exército, o general Juan José Zuñiga, de estar por trás da mobilização de militares com tanques nas ruas de La Paz.


Morales também apelou a uma mobilização nacional para defender a democracia.


"Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia diante do golpe de Estado que o general Zuñiga está gestando", disse Morales. "Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem o povo".


Em comunicado, Zuñiga falou que "as coisas vão mudar", embora não tenha confirmado o golpe de Estado.

Militares ingressam no palácio presidencial

Os militares revoltosos ingressaram no Palácio Quemado, sede do governo da Bolívia, segundo imagens das manifestações. "Recuperamos nossa pátria", afirmou o general Juan José Zuñiga ao entrar no palácio.


De acordo com informações, Zuñiga teria sido demitido por Arce na terça-feira (25) ao se opor a uma possível reeleição do ex-presidente Evo Morales. Em transmissão televisionada Zuñiga afirmou que Morales "não pode ser mais presidente do país".


Lula condena 'golpe'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a tentativa de golpe na Bolívia, acrescentando esperar que a democracia prevaleça em toda a América Latina.


"A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por Luis Arce", escreveu o presidente em rede social, antes de se reunir com o chanceler Mauro Vieira e com o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim.

Organizações internacionais manifestam apoio a Arce

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, condenou nesta quarta-feira as mobilizações irregulares do Exército Boliviano e manifestou solidariedade ao governo do país sul-americano diante de um possível colapso da ordem constitucional.


"A Secretaria-Geral da OEA condena da forma mais contundente os acontecimentos na Bolívia. O Exército deve submeter-se ao poder civil legitimamente eleito. Enviamos nossa solidariedade ao Presidente da Bolívia, Luis Arce Catacora, ao seu Governo e a todo o povo boliviano."


"A comunidade internacional, a OEA e a Secretaria-Geral não tolerarão qualquer violação da legítima ordem constitucional na Bolívia ou em qualquer outro lugar", disse a organização.


O Grupo de Puebla, fórum de partidos de esquerda também condenou as mobilizações irregulares. "Condenamos o levante antidemocrático de algumas unidades do Exército Boliviano", disse o grupo.


A presidente de Honduras, Xiomara Castro, que também é presidente temporária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) convocou os presidentes dos países do grupo a "condenar o fascismo" que atenta contra a democracia na Bolivia.


Com a Agência Sputnik

Comentarios


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page