top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Tarifas dos EUA abalam Europa e ampliam tensão transatlântica, diz Paulo Nogueira


O presidente dos EUA, Donald Trump, eleva tarifas unilaterais sobre países europeus (Sputnik/Stringer)
O presidente dos EUA, Donald Trump, eleva tarifas unilaterais sobre países europeus (Sputnik/Stringer)

O economista Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, afirmou à Sputnik que os EUA estão causando "enormes danos" às relações comerciais transatlânticas ao romper acordos e ampliar tarifas contra países europeus, criando um cenário de instabilidade e submissão da Europa.


Em conversa com a Sputnik, Paulo Nogueira Batista Jr., que também é ex-diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), avaliou que a suspensão do acordo comercial firmado no ano passado expôs a fragilidade das relações entre Estados Unidos e Europa.


Segundo ele, Washington "está causando enormes danos" ao impor tarifas unilaterais e pressionar os europeus a aceitar condições desfavoráveis. "Foi um mau negócio para a Europa", afirmou.


O economista destacou que o governo norte-americano decidiu elevar tarifas sobre uma lista de países europeus, com aumentos de 10% imediatos e previsão de chegar a 25%. Para Batista Jr., isso representa a ruptura de um acordo que beneficiava os próprios EUA.


Ele classificou a estratégia como "chantagem", afirmando que "o direito internacional não existe mais", uma tese que vem sendo defendida por diversos observadores internacionais desde que Trump assumiu seu novo mandato.


Ao analisar os impactos econômicos, o especialista citou a frase do presidente chinês Xi Jinping de que "ninguém ganha em uma guerra tarifária". Para ele, tanto EUA quanto União Europeia (UE) perderão mercados e capacidade produtiva. O resultado dependerá da reação europeia: "Se continuarem a responder timidamente, a Europa perderá ainda mais."


Batista Jr. disse que 2025 evidenciou a "precariedade" da postura europeia diante das ações unilaterais norte-americanas. Segundo ele, o continente "não está se comportando como poderoso", mas como "um conjunto submisso de países".


"[A Europa] está perdendo prestígio. Está sendo repetidamente ameaçada, humilhada e atingida por tarifas. Então, sabe, eu nunca imaginei ver a Europa em um estado tão lamentável em relação aos Estados Unidos", destacou.


Sobre a possibilidade de ampliação da lista de países europeus sujeitos a novas tarifas, o economista ressaltou a imprevisibilidade do governo norte-americano.


Batista Jr. explicou que a inclusão ou exclusão de países dependerá da postura de cada governo diante das ambições dos EUA sobre a Groenlândia. "Se um país se comportar de forma submissa, poderá não entrar na lista. Se desafiar, será punido", afirmou.


Para o economista, o cenário atual revela uma combinação de unilateralismo dos EUA e fragilidade europeia, criando um ambiente de incerteza global, em que a escalada tarifária tende a aprofundar tensões e comprometer a estabilidade econômica internacional.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page