top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Teleporto Maricá é inaugurado no Retiro


Foto: Reprodução

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou nesta quarta-feira (1º/3) da cerimônia de inauguração do Teleporto Maricá, que é considerado o maior da América Latina capaz de gerir 700 satélites de baixa órbita. O empreendimento é da Telespazio Brasil, subsidiária da Telespazio (joint venture italiana Leonardo e Thales) e conta com 15 antenas para transmissão de sinal de internet instaladas no bairro do Retiro, próximo à rodovia RJ-106.


O Teleporto Maricá conta com uma superfície de 150 mil metros quadrados, de onde será possível que a cidade acolha diversas estações terrestres de satélite, infraestruturas de satélites GEO e estações terrestres de observação da Terra, garantindo o mais alto nível de disponibilidade e segurança, servido por um datacenter totalmente equipado no mesmo local.


A Gateway fará parte do sistema terrestre Latino-Americano da OneWeb para oferecer uma verdadeira experiência de acesso à internet de alta velocidade com comunicações de baixa latência e alta segurança para instituições governamentais, indústrias de defesa, petróleo e gás e aviação, bem como para empresas de redes móveis que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil.


O prefeito Fabiano Horta destacou a revolução tecnológica que se constrói na cidade e que vai afetar tanto a mobilidade urbana quanto os serviços de telemedicina em todo o país, além de também ser uma preparação para o período pós-petróleo.


“A cidade terá internet 5G de alta velocidade, com resolutividade e capacidade de expandir para dimensão da cidade e do serviço público. Será um referencial importante na estratégia de empresas de tecnologia pra Maricá. Temos buscado criar instrumentos de pesquisa e de tecnologia e, quando atraímos um teleporto pra cá, criamos um grande cinturão de empresas que vão procurar Maricá pela proximidade do teleporto, para poder desenvolverem suas atividades aqui na cidade. É um ganho para toda a nossa população”, disse o prefeito.


CEO da Telespazio Brasil, Marzio Laurenti ressaltou o grande salto para a cidade de Maricá, que vai ganhar mais visibilidade. “O município vai se tornar uma grande referência na hospedagem de sistemas de comunicação e de informação servindo, por exemplo, às plataformas de petróleo instaladas na costa da cidade, oferecendo uma conexão mais segura”, garantiu.


Diversas autoridades nacionais e estrangeiras participaram da solenidade, entre elas, o embaixador de Itália no Brasil, Francesco Azzarello; o cônsul geral de Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini; o cônsul geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani; a secretária executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino; o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; e o CEO da Telespazio global, Luigi Pasquali.


OneWeb


A OneWeb é uma rede global de comunicações alimentadas a partir do espaço, com sede em Londres. Eles fornecem conectividade para governos, comunidades e empresas e agora estão implementando uma rede de estações de gateway para suportar uma constelação de satélites de baixa órbita terrestre.


O objetivo da OneWeb é fornecer global, alta velocidade, baixa latência, acessível e conectada ao futuro da IoT e um caminho para o 5G para todos, em todos os lugares. http://www.oneweb.world


Sobre a Telespazio Brasil


A Telespazio Brasil é uma subsidiária da Telespazio, líder mundial em serviços de satélite com mais de 60 anos de experiência no campo espacial. Presente no Brasil desde 1997 e sediada no Rio de Janeiro, a Telespazio Brasil é hoje uma das principais provedoras de aplicações de Telecomunicações por Satélite e GeoInformação do país.


Oferece uma ampla gama de soluções de ponta no contexto de telecomunicações por satélite, serviços multimídia, serviços de sistemas terrestres por satélite, serviços de observação da Terra e aplicações para os mercados corporativo, governamental e clientes institucionais.


No campo da observação da Terra, a Telespazio Brasil vende dados de satélite gerados pela constelação de radar italiana Cosmo-SkyMed em nome da e-GEOS (80% Telespazio; 20% ASI).

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page