top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

'Temporadas Russas' desembarcará no Brasil em junho


A cultura russa está prestes a desembarcar no Brasil com a aguardada Russian Sessions (Temporadas Russas, em tradução livre), com início marcado para 16 de junho.


Estão previstos mais de 20 eventos em cinco cidades brasileiras. A abertura acontecerá no Rio de Janeiro, com a presença do cantor russo Ildar Abdrazakov, além de pessoas premiadas em concurso que homenagearam o compositor Piotr Ilitch Tchaikovski.


Em seguida, São Paulo e Joinville (SC) serão palco de um concerto de gala e masterclasses da renomada Academia de Balé Russo, em homenagem à professora e bailarina soviética Agrippina Vaganova. Tais eventos prometem encantar os amantes da dança e proporcionar oportunidades únicas de aprendizado com alguns dos melhores profissionais do balé russo.


Além disso, os brasileiros terão a oportunidade de assistir a um espetáculo em homenagem ao bonequeiro russo Sergei Obraztsov.

Por fim, um concerto de jazz liderado por Igor Butman promete emocionar o público brasileiro em dezembro, encerrando o evento.


A ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, anunciou no início do ano que o projeto será realizado em território brasileiro, sendo a primeira visita na América Latina. "O [evento] Russian Sessions é um projeto em grande escala para apresentar a cultura russa ao público estrangeiro."


"Ao longo dos anos, elas [as edições] aconteceram no Japão, na Itália, na Alemanha. Em 2020, os países que sediaram o Russian Sessions foram França, Bélgica e Luxemburgo. Em 2021, ocorreram na Coreia do Sul e na Bélgica. Em 2022, estavam programados para ocorrer na Dinamarca, na Suécia e na Noruega, mas os eventos não foram realizados", disse à Sputnik.


O Russian Sessions é um projeto cultural internacional do governo da Rússia e de seu Ministério da Cultura, destinado a apresentar a cultura russa no exterior — desde recitais de música clássica e produções teatrais até festivais de cinema, exposições de arte e projetos educacionais.


Desde 2017, o evento atraiu mais de 13 milhões de espectadores em todo o mundo.

Até o momento, a organização informou que a agenda exata será divulgada posteriormente.


"Os laços culturais entre nossos países têm uma história longa e rica. Em tempos passados, os brasileiros se familiarizaram com o balé russo exatamente graças ao Russian Sessions, tours do único grupo de Sergei Diaghilev", publicou a página oficial do evento.


O projeto, que reuniu dançarinos e coreógrafos famosos, incluindo os melhores artistas teatrais e músicos da época, teve uma "séria influência no desenvolvimento da cultura coreográfica brasileira".


"Estamos certos de que o projeto Russian Sessions de 2024 no Brasil abrirá uma nova página no intercâmbio cultural entre nossos países. Além disso, o programa deste ano inclui não apenas produções de dança, mas também performances teatrais. E muito mais — concertos das estrelas da ópera russa, músicos de jazz de alta classe e grupos folclóricos; exposições, palestras, masterclasses etc."


Em 2023, o projeto foi realizado no Cazaquistão e no Uzbequistão, com 62 eventos em vários locais, frequentados por mais de 40 mil pessoas.


"Durante 2023, nossos colegas russos apresentaram uma série de eventos culturais que deixaram uma impressão inapagável nos corações dos cazaques", observou a ministra da Cultura e Informação e do Desenvolvimento Social da República do Cazaquistão, Aida Balaeva.

Fonte: Agência Sputnik


Comentarios


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page