Tia Surica anima roda de samba do Candongueiro

Neste domingo, 17 de julho, a partir das 13h, a tradicional casa de samba Candongueiro, em Niterói, recebe Tia Surica, presidente de honra da Portela e uma das pastoras mais queridas, em sua tradicional feijoada, para cantar muito samba.

Divulgação

Iranette Ferreira Barcellos, popularmente conhecida como Tia Surica, é sambista, cantora e intérprete de samba-enredo. Surica é presidente de honra da Portela e integrante da velha-guarda da escola.


Sobre Tia Surica


Nascida em Madureira, aos quatro anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, acompanhada de perto pelo pai, conhecido como Pio. O apelido "Surica" foi dado por sua avó, ainda na infância. Em 1966 Surica foi puxadora do samba-enredo "Memórias de um Sargento de Milícias", de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni.


Em 1980 entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa. Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como "Cafofo da Surica", é palco de festas memoráveis. Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou seu primeiro álbum musical, cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Anice. Em 2022, após o falecimento de Mestre Monarco, Surica assumiu o posto de presidenta de honra da Portela, tornando-se a primeira mulher a assumir a honraria.


Sobre o Candongueiro


Em três décadas de existência, a respeitada casa de samba, já recebeu grandes nomes da música como Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Luiz Carlos da Vila, Monarco, Moacyr Luz, Guilherme de Brito, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Dudu Nobre, Aniceto do Império, a Velha Guarda da Portela, entre muitos outros sambistas e compositores que se juntam aos músicos do Candongueiro para fazer muito samba de raiz, acompanhados pela alegria do público, que canta e dança, fazendo o evento ser único.


Considerada por muitos, como a melhor roda de samba do Brasil, a roda do Candongueiro retoma suas atividades, sempre com participações especiais. Reconhecida por sua fidelidade ao estilo e pela consistência musical, proporciona interação com o público, uma vez que a mesa sem palco permitia a proximidade com os músicos, em sambas cantados ininterruptamente em coro e batidos na palma da mão, como os antigos faziam.


Redes Sociais


Facebook/candongueiro.oficial

Instagram: @candongueiro.oficial


Serviço


Evento: Roda de Samba com feijoada e participação de Tia Surica da Portela

Data: Domingo, 17 de Julho

Horário: a partir das 13h

Endereço: Estrada Velha de Maricá, nº 1554, em Pendotiba, Niterói-RJ.

Ingresso: R$ 30 (na hora)

Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo whatsapp comercial (21) 97284 1830.

Classificação Etária: Livre

Informações: (21) 97284 1830


*É necessário apresentar comprovante de vacinação COVID



300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif