top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

TODA PALAVRA transmite 'BRICS Press Meeting' nesta sexta (4/7)

A Rádio e Jornal TODA PALAVRA transmite ao vivo pelo YouTube nesta sexta-feira (4/7), das 10h às 18h, diretamente de Niterói, o BRICS Press Meeting, encontro de jornalistas dos países do BRICS. O evento precede a Cúpula anual dos chefes de estado do BRICS que acontece nos dias 6 e 7 de julho (domingo e segunda-feira) no Rio de Janeiro. O BRICS Press Meeting também será transmitido pelo portal de notícias Brasil 247 e pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da NET).

Marco Lucchesi (esq.) e Pepe Escobar / Reprodução
Marco Lucchesi (esq.) e Pepe Escobar / Reprodução

O objetivo do encontro é promover a integração, criar sinergia entre os profissionais de imprensa, proporcionando análises geopolíticas e debates que ajudarão os representantes da mídia do Sul Global a obter uma melhor compreensão das mudanças em curso no panorama das relações internacionais. Serão discutidos temas como imprensa independente, o papel da mídia na consolidação de uma ordem multipolar, a formação de redes de comunicação no Sul Global e a relevância cultural do BRICS na produção jornalística.


Veja a chamada para o evento:


Para Fernando Horta, historiador, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (IBICT/MCTi) e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o evento sobre comunicação do BRICS representa uma oportunidade fundamental para democratizar o conhecimento sobre este bloco geopolítico emergente.


"A sociedade precisa compreender melhor os objetivos e mecanismos de atuação do BRICS para além das narrativas superficiais frequentemente veiculadas na mídia tradicional. O entendimento público sobre as iniciativas do bloco — desde cooperação econômica até parcerias tecnológicas — é essencial para que cidadãos possam avaliar criticamente os impactos dessas relações", afirma.


Horta é um dos palestrantes do evento, e irá falar sobre 'Geopolítica dos saberes', a dependência sistêmica no mundo e como isso afeta política e economicamente os países BRICS.


"Vivemos um momento de reconfiguração da ordem mundial, onde novos polos de poder desafiam a hegemonia ocidental estabelecida. Ampliar a consciência sobre o papel do BRICS nessa transição geopolítica permite uma participação mais informada da sociedade nos debates sobre o futuro das relações internacionais", defende ele.

Fernando Horta / Reprodução
Fernando Horta / Reprodução

"A ampliação do conhecimento social sobre os objetivos do BRICS — como a promoção do multilateralismo, a desdolarização gradual e a cooperação tecnológica — fortalece a legitimidade dessas iniciativas perante a opinião pública. Em um contexto de polarização geopolítica crescente, informar adequadamente a sociedade sobre as propostas alternativas de governança global torna-se um imperativo democrático. A transição do sistema internacional para uma configuração multipolar depende, em grande medida, do apoio e compreensão das populações sobre esses novos arranjos institucionais. Eventos de comunicação sobre o BRICS são, portanto, instrumentos essenciais para educar a sociedade sobre as transformações em curso e suas implicações", complementa.


O BRICS Press Meeting é organizado pela Rádio e Jornal TODA PALAVRA, de Niterói, e pela TV Comunitária de Brasília, em parceria com a TV BRICs, Agência Sputnik Brasil e Brasil 247. O evento conta com o apoio da TeleSur, da Prensa Latina e da HispanTV; além do iBRICS (Instituto para Intercâmbio Cultural e Desenvolvimento Econômico dos países do BRICS), NuBRICS (Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense), Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Associação Cultural Pushkin, IBESVA (Instituto de Beneficência Somos Valentes), e Prefeitura de Niterói, através da Secretaria das Culturas.


O prefeito Rodrigo Neves destaca a importância da realização do BRICS Press Meeting em Niterói, dois dias antes da Cúpula dos chefes de estado dos países do bloco no Rio, e enfatiza o papel fundamental da imprensa no combate à desinformação.


“O trabalho jornalístico é primordial para que a democracia se fortaleça cada vez mais, sobretudo em um tempo de circulação de muitas notícias falsas. Para Niterói, é muito importante receber este encontro internacional. É sempre relevante contribuir com a democracia e com a pluralidade de ideias”, afirmou.

ree

O encontro


A abertura do BRICS Press Meeting será às 10 horas com uma palestra do presidente da Biblioteca Nacional e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, sobre a cultura dos países do BRICS. O encerramento, às 17 horas, será marcado por uma conferência do jornalista e analista político internacional Pepe Escobar. Ao longo do dia haverá painéis com pesquisadores, analistas e jornalistas brasileiros e estrangeiros.


Para o editor executivo da Rádio e Jornal TODA PALAVRA, Luiz Augusto Erthal, a realização do encontro, às vésperas da cúpula de líderes, representa uma oportunidade estratégica de articulação.


"A reunião da Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro é uma grande oportunidade para que jornalistas independentes desses países [do Sul Global], reunidos agora no Brasil, possam se integrar e produzir sinergia para a formação de redes de informação livres e democráticas, representativas da maioria global", afirmou.


Beto Almeida, diretor da Telesur no Brasil, também parceira da TV BRICS, destacou a necessidade de a associação consolidar um modelo próprio de comunicação internacional, baseado na cooperação multilateral.


"É fundamental que o BRICS [...] também se organize para planejar uma comunicação cooperativa planetária, para expressar as informações e os valores que dão sustentação à edificação de um mundo multilateral", afirmou.


PROGRAMAÇÃO


>>> Manhã


  • 10h - Abertura


  • 10h15 - Palestra: A cultura dos BRICS - Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras


  • 11h - Palestra de Fernando Horta - “Geopolítica dos saberes”, a dependência sistêmica no mundo e como isso afeta política e economicamente os países BRICS. Comentários de Beto Almeida.


  • 11h40 - Palestra de Beatriz Bissio - UFRJ


  • 12h20 - Desafios da construção do mundo multipolar - Mesa-redonda com a participação de pesquisadores do Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense (NuBRICS/UFF). Intermediação: Luiz Augusto Erthal


>>> Intervalo - 13h às 14h


>>> Tarde:


  • 14h - Mesa 1: Imprensa independente, mídia regional/comunitária e jornalistas independentes - Alternativas à mídia oligárquica. Participações: Paulo Miranda (TVCOM/DF), Luan Scliar (iBRICS), Eduardo Vasco, Ivan Proença, Mário Souza (SJPRJ). Mediação: Osvaldo Maneschy


  • 15h - Mesa 2: Desenvolvimento de redes de comunicação independentes para o Sul Global - Participações: TV BRICS, Telesur, Sputnik, Prensa Latina, Al Mayadeen, HispanTV, Timothy Rush (EIR) - Mediação: Beto Almeida/Luiz Augusto Erthal


  • 16h30 - Desafios e conquistas do mundo multipolar - Conferência de Pepe Escobar. Comentários: Leonardo Attuch.Brasil 247


  • 17h30 - Encerramento


Links para assistir ao vivo no YouTube


 
 
 

Comments


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page