top of page

'Tomada do poder' só com nova eleição, diz Dino sobre golpistas


(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vem subindo o tom contra o movimento de grupos bolsonaristas que seguem inconformados com o resultado das eleições do ano passado e pedem golpe militar contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Neste domingo (8), em meio a informações sobre caravanas rumo a Brasília para protestar contra o governo, Dino usou as redes sociais para dizer que uma eventual "tomada do poder" só poderia ocorrer em 2026, após a próxima eleição presidencial.


"Ontem conversei com governadores, inclusive que não são do nosso campo político. Queremos que a LEI prevaleça e não haja crimes. Estou em Brasília, espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. “Tomada do Poder” pode ocorrer só em 2026, em nova eleição."

No sábado (7), Dino passou o dia em contato com seu colega da Defesa, José Múcio, e com diretores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


O ministro afirmou que transmitiu "as orientações cabíveis" à PF e PRF sobre "uma suposta 'guerra' que impatriotas dizem querer fazer em Brasília", confirmando também conversas com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e com o ministro Múcio.


De acordo com o Estadão, relatórios de inteligência do governo indicam que 100 ônibus com 3.900 pessoas chegaram em Brasília para tentar retomar protestos de rua contra a eleição de Lula.


Os grupos foram convocados pelas redes sociais e planejam um ato na capital federal neste domingo. Por isso, a segurança em Brasília foi reforçada, principalmente após depredações como as que ocorreram no dia 12 de dezembro.


A convocação da caravana deixou o governo em alerta após um arrefecimento da mobilização bolsonarista. Desde a posse de Lula, o acampamento no Quartel General do Exército vinha se esvaziando. Segundo o Estadão, havia apenas 200 pessoas no local na última semana.


Com a Sputnik Brasil

300x250px.gif
728x90px.gif