Tomorrow Blue Economy: Niterói se torna referência em Economia do Mar
- Mehane Albuquerque
- há 4 minutos
- 3 min de leitura
Está sendo realizada desde ontem, quarta-feira (26/11), no Caminho Niemeyer, a segunda edição do Tomorrow Blue Economy em Niterói, um dos principais eventos sobre Economia Azul do mundo. Oficialmente reconhecido como atividade da Década do Oceano da UNESCO, o Tomorrow Blue Economy, destaca a cidade como polo da Economia do Mar e traz debates sobre soluções concretas e oportunidades de negócios com um modelo que combina uso sustentável dos recursos oceânicos e hídricos com geração de empregos, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

O encontro se encerra hoje, quinta-feira (27/11) e é organizado pelo iCities, hub pioneiro em cidades inteligentes e chancelado pela Fira Barcelona, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Executiva.
A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, reforçou que o Tomorrow Blue Economy faz da cidade a capital da Economia Azul do Brasil.
“A força dos oceanos nos une. Quando a gente fala na COP 30 por mudanças climáticas, o que nos une são as águas do mundo, que cobrem 70% do planeta. Se a gente não pensar isso como uma política pública de prioridade, dentro da capilaridade dos municípios, a gente não evolui. Niterói investe R$ 300 milhões para alcançar 100% de tratamento de esgoto. Temos programas com Soluções Baseadas na Natureza (SBN). A gente consegue limpar a Lagoa de Piratininga, evitar que o esgoto ligado a redes clandestinas seja enviado para a nossa lagoa. Vamos entrar com o Pró-Sustentável 2 para cuidar da água da Lagoa de Itaipu. Niterói é uma cidade banhada pelo mar, que tem recursos do petróleo, e que pode fazer a transição energética da forma mais suave possível. Com certeza a segunda edição (do Tomorrow Blue Economy) mostra o Plano Estratégico da cidade voltado para a economia do mar”, explicou a vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan.
O Tomorrow Blue Economy tem curadoria internacional de conteúdo e conta com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais em seu palco principal, além de dois palcos paralelos: o Ocean Stage e o Blue Gastronomy, focado na culinária marítima. O encontro possui uma programação diversa dedicada às principais tendências e soluções em inovação, sustentabilidade, energia renovável, turismo costeiro e regenerativo, expansão offshore e políticas públicas.

O secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto, agradeceu à Fira Barcelona por ter escolhido a cidade.
“A gente coloca Niterói em um circuito de eventos internacionais realizados pela Fira. Niterói foi o primeiro a realizar o Tomorrow Blue Economy fora de Barcelona. Niterói está na vanguarda do tema. Temos a sede do departamento gráfico da Marinha. Temos aqui o berço da indústria naval brasileira e o estaleiro Mauá. Tudo que representa a indústria offshore e a indústria naval para o Brasil passa por Niterói. Temos aqui a maior produção pesqueira do Estado do Rio de Janeiro. Temos aqui também uma força muito grande com a gastronomia do mar. Esse evento chega como alavanca para nos auxiliar a entender o que será essa economia do futuro e como o mar pode nos ajudar”, afirmou Felipe Peixoto.
Desde o dia 15 de novembro, a cidade vive a programação do Tomorrow Blue Economy. No Dia Nacional do Mar (16/11), centenas de pessoas participaram da Blue Running, corrida oficial do evento, que reuniu cerca de 300 participantes em um percurso de 5 km, com largada e chegada na Praia de Icaraí.
A cidade recebeu, também, o Circuito Blue Waves, que promoveu atividades culturais, educativas e de engajamento em cinco comunidades pesqueiras de Niterói: Ilha da Conceição, Itaipu, Jurujuba, Ponta da Areia e Piratininga. A iniciativa aproximou moradores, estudantes e trabalhadores que vivem do mar, ampliando a sensibilização e estimulando a participação ativa da população.
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói










Comentários