Trabalhadores em edifícios ganham revista em quadrinhos


O Sindicato dos Empregados em Edifícios de Niterói (SEEN) inaugura, na segunda-feira (22/02), uma nova forma de comunicação com os mais de 20 mil trabalhadores representados pela entidade. Trata-se do lançamento e distribuição de uma revista em quadrinhos, que terá periodicidade trimestral e pretende, além de narrar o cotidiano dos profissionais, tratar de questões trabalhistas e sindicais, como, por exemplo, a conquista dos 3,5% de aumento salarial para a categoria, em vigor desde 1º de janeiro deste ano.


A HQ (história em quadrinhos) do sindicato também faz parte das celebrações dos 40 anos da entidade, fundada em 10 de fevereiro de 1981, mas que esteve, em seus primeiros anos, tutelada pelo governo militar, através de um interventor. Somente em 1990, os trabalhadores retomaram, através de eleições democráticas, sua entidade de classe.


“Esse ano não tivemos festa por conta da pandemia. Não comemoramos o aniversário de nosso sindicato, mesmo porque o trabalhador não tem o que comemorar nesse momento crítico da história do País, com milhares de mortos e uma crise econômica catastrófica. Mas, ainda assim, criamos a revista para levar à categoria uma informação precisa e sólida, de um jeito diferente e inédito, com pinceladas de humor e aventura”, explica o diretor do SEEN, José Juvino, idealizador do projeto e autor do argumento para o primeiro roteiro da HQ.


A revista em quadrinhos do SEEN descreve as aventuras de Zela a Dor e seu grupo de amigos, todos trabalhadores em edifícios. Retrata seu cotidiano, além das relações com os empregadores e com os moradores de condomínios. Com diálogos simples e ágeis, a HQ conta com uma equipe editorial jovem e talentosa, integrada por Jeferson Dantas (ilustrações) e Rafael Ventura (desenhos).


Por se tratar de uma nova forma de comunicação do jornalismo sindical, exemplares de cada edição da revista serão enviados para a Biblioteca Nacional, detentora de um valioso e histórico acervo de publicações de entidades classistas brasileiras.


“Para nós é um motivo de orgulho chegarmos a esse ponto. Uma categoria que, em sua origem, tinha relações trabalhistas análogas ao trabalho escravo, sem direitos e recebendo, às vezes, apenas a comida e uma muda de roupa, agora conta com uma entidade representativa ativa, com uma ampla gama de serviços para seus associados, e um novo meio de comunicação, além dos tradicionais, tanto impressos, quanto virtuais”, destaca Juvino.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle