top of page

Tradicional missa de São Miguel completa 15 anos em Niterói

A tradicional missa de São Miguel Arcanjo está completando 15 anos. Celebrada pelo padre João Cláudio Nascimento, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, em Niterói, uma vez por mês, é conhecida por reunir centenas de devotos. A programação especial para a festa em homenagem ao arcanjo começa nesta terça-feira (26/9) com a oração de São Miguel das Almas. Na quarta-feira (27/9) será o dia de venerar o mensageiro da Virgem Maria, São Gabriel, e no dia 28/9, será a vez de São Rafael, o mensageiro da Cura. Todas as celebrações terão início a partir das 19 horas.

Divulgação

Já na sexta-feira (29/9), quando é festejado o Dia de São Miguel Arcanjo, as atividades no pátio da igreja começarão às 7 horas e as missas serão celebradas às 8h, meio-dia e 19 horas, com a bênção da água, do sal e das velas, além do tradicional bolo das medalhas, de barraquinhas com a venda de artigos religiosos.


“Este ano, a renda arrecadada com a festa será revertida para o conserto do telhado e manutenção da igreja. As barraquinhas e a cantina estarão abertas em todos os dias da festa. E todas as missas também serão transmitidas pela internet”, conta o sacerdote.

Divulgação

O padre João Cláudio lembra que a missa em honra ao arcanjo foi pioneira em muitos aspectos. Ele conta que foi a primeira celebração a São Miguel a ser transmitida online, alcançando fiéis do mundo inteiro, sobretudo, Estados Unidos, Europa, Ásia e África, desde maio de 2018, através da web rádio Arcmig Niterói e, em 2020, com a pandemia da Covid-19, através do canal do YouTube.


“Nossa trajetória começou em 29 de setembro de 2008, na primeira missa realizada em honra ao Arcanjo, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Aquele era um momento em que a devoção a São Miguel estava pouco divulgada não só em Niterói, mas em todo o Brasil. E, a cada mês, o número de fiéis foi aumentando. Após cinco anos sendo realizada uma vez por mês em um único horário, as missas passaram a ter dois horários, e hoje chegamos a três, sempre reunindo centenas de fiéis”, conta.


O sacerdote reforça, ainda, que as celebrações ganharam tradição na cidade não só entre os moradores de Niterói como também devotos de todo o Estado do Rio. E aproveita para destacar algumas curiosidades da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, carinhosamente chamada de Igrejinha de Fátima.


“Em seu altar, nossa igreja traz características semelhantes ao Santuário de São Miguel Arcanjo do Monte Gargano, na Itália. Foi construída tendo o altar incrustado na pedra. Além disso, no ano passado, o pátio da igreja ganhou uma galeria de arte urbana com pinturas e grafites que retratam São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora de Fátima com os três pastorinhos, além do Imaculado Coração de Maria. Foi a primeira igreja em Niterói a montar uma galeria com pinturas urbanas dentro da cidade, com artistas da própria cidade, valorizando a pintura e arte a serviço da evangelização e da espiritualidade”, diz orgulhoso o padre João Claudio.

Divulgação

Quem quiser acompanhar a festa dos 15 anos de celebração a São Miguel Arcanjo, o endereço da Igreja Nossa Senhora de Fátima é Rua Andrade Pinto, 189, Bairro de Fátima, Niterói.


Para aqueles que foram acompanhar a transmissão pela internet, basta acessar o YouTube (Pe. João Cláudio), a partir das 18 horas, de 26 a 28 de setembro, e no dia 29, todas as missas serão transmitidas ao vivo, às 8h, meio-dia e 19h.


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page