top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Transpetro anuncia licitação para adquirir quatro navios


(Foto: André Motta/Petrobras)

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou nesta segunda-feira (8) a licitação internacional para aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto, para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina. A previsão para se conhecer o estaleiro vencedor será dezembro na assinatura do contrato, com o primeiro navio previsto para ser lançado ao mar em junho de 2026. As demais embarcações serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.


Essa é a primeira licitação de navios sob o terceiro governo Lula, com a promessa de revitalizar a indústria naval brasileira.


A compra faz parte do programa de renovação e ampliação da frota do sistema Petrobras e pode gerar novas oportunidades para a indústria naval nacional. O programa, chamado TP25, visa contratar 25 navios próprios a um custo estimado entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões. Até agora, 16 navios já foram aprovados, e a Transpetro planeja lançar editais para mais oito ainda em 2024 e outros quatro no ano seguinte.


A licitação será internacional e não exigirá conteúdo local, mas a Transpetro acredita que as condições de financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e os impostos de importação podem garantir a competitividade da indústria nacional.


O setor naval, que enfrentou desafios por conta da Lava Jato, espera por medidas de incentivo do governo, como a retomada do imposto de importação de navios.


Embora a licitação da Transpetro não exija percentual de conteúdo local, segundo diretores do FMM - citado pelo Valor Econômico -, oferece condições melhores para estaleiros que apresentem a partir de 65% de conteúdo local.


As empresas interessadas têm o prazo de 90 dias para apresentar suas propostas.


O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, destacou que a construção de navios será mais econômica do que o afretamento, reduzindo a exposição da Petrobras às oscilações nos preços internacionais do frete.


Em vídeo gravado para a ocasião, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que a licitação marca o início do programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro. “Esse programa é essencial para o sistema Petrobras e visa atender prioritariamente a nossa demanda por transporte de produtos. Com essas embarcações que anunciamos hoje, ficaremos menos expostos às oscilações de preço e iremos reduzir os custos com afretamento e reforçar a nossa capacidade logística para o transporte de petróleo e de derivados”, afirmou Magda.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page