Trump humilha Zelensky: ‘Ou aceita nossa proposta ou estamos fora’ (Vídeo)
- Da Redação
- 28 de fev.
- 3 min de leitura

A visita do presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, à Casa Branca terminou em bate-boca inédito entre ele, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J.D. Vance, diante das câmeras da imprensa mundial. Trump humilhou o ucraniano, repreendendo-o quando corrigiu seu vice, que defendeu diálogo com o líder russo, Vladimir Putin.
O presidente norte-americano aumentou o tom de voz , dizendo que o presidente da Ucrânia está jogando com o risco de uma “Terceira Guerra Mundial”.
“Você está jogando cartas”, retrucou Trump. “Você está jogando com a vida de milhões de pessoas, você está jogando com a Terceira Guerra Mundial”.
“Você disse que chega de guerra. Eu acho que é muito importante dizer essas palavras para Putin”, disse Zelensky ao presidente dos EUA, na frente da imprensa, que acompanhava o encontro no Salão Oval da sede do governo estadunidense.
Em resposta, Trump ameaçou retirar o apoio estadunidense à Ucrânia. “Seu povo é muito valente, mas ou vocês chegam a um acordo ou estamos fora, e se sairmos, vocês terão que lutar”, disse Trump na Casa Branca, durante um confronto verbal. “Vocês lutarão, mas não têm as cartas na mão”, acrescentou.
Os Estados Unidos eram aliados da Ucrânia durante o governo de Joe Biden. Quando Trump assumiu, se aproximou de Vladimir Putin, e tenta fazer um acordo para encerrar a guerra.
O presidente dos EUA gritou repetidamente com Zelensky, e a situação piorou depois que o ucraniano rejeitou o comentário do vice-presidente dos EUA, de que “o caminho para a paz” é se envolver em diplomacia com a Rússia.
Vance afirmou que a Ucrânia teria sido derrotada em duas semanas na guerra contra a Rússia sem o apoio financeiro dos EUA. “Se vocês não tivessem nosso apoio militar, teriam perdido em duas semanas. Vocês têm de mostrar gratidão”, disse o vice-presidente dos EUA. “Eu acho desrespeitoso você vir ao Salão Oval dos EUA e atacar a administração que está tentando prevenir a destruição do seu país.”
Zelensky afirmou que tinha uma série de questões a fazer. “Durante uma guerra, todo mundo tem problemas, inclusive vocês, mas vocês têm um belo oceano e não sentem agora. Vocês vão sentir isso no futuro.” Após essa fala, o presidente Donald Trump subiu o tom. “Não nos diga o que vamos sentir, estamos tentando resolver o seu problema. Você não está em posição de ditar o que vamos sentir.” A conversa virou uma discussão. “Você não tem as cartas nesse momento”, disse Trump. “Não estou jogando cartas”, respondeu Zelensky.
“Otan, pode esquecer”, disse Trump quando questionado sobre a possível entrada da Ucrânia na aliança militar ocidental, como parte de um acordo para acabar com a guerra. “Acho que foi provavelmente por isso que tudo começou”, acrescentou.
A afirmação ocorreu após Zelensky ter oferecido publicamente renunciar ao cargo de presidente em troca do ingresso da Ucrânia na Otan. Na última semana, Trump chamou Zelensky de “ditador”, afirmou que a Ucrânia “começou” a guerra e disse que Zelensky era impopular em seu país.
O governante ucraniano deixou a Casa Branca às pressas e o acordo econômico previsto para ser fechado nesta sexta-feira (28) foi adiado.
Em um comunicado publicado nas redes sociais, Trump diz que Zelensky deve voltar quando quiser paz.
Com a AFP
Comments