Trump parabeniza Lula pelos 80 anos: 'Um cara muito vigoroso'
- Da Redação
- há 3 minutos
- 2 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (27) que teve uma ‘boa reunião’ com o presidente do Brasil. Ele descreveu Lula como “um cara muito vigoroso” e afirmou que negociações prosseguem.
“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver. No momento, eles estão pagando, acho, uma tarifa de 50%. Mas tivemos uma ótima reunião”, disse o líder estadunidense, que se reuniu com Lula, no último domingo, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, na Malásia.
Trump ainda parabenizou Lula, que completa 80 anos nesta segunda-feira (27). “E feliz aniversário. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele, você sabia disso? Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário, certo? Você poderia avisá-lo, por favor?”
Na manhã desta segunda-feira, noite na Malásia, Lula conversou rapidamente com jornalistas na saída do hotel e afirmou que ele e o presidente dos Estados Unidos têm canal aberto para um diálogo direto, caso seja necessário.
“Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, disse. Ao final da conversa, o presidente brasileiro agradeceu rapidamente as felicitações de Trump pelo aniversário. “Eu vi a mensagem. Eu agradeço”.
Horas antes, em coletiva de imprensa, Lula já havia mostrado otimismo em uma suspensão das tarifas impostas pelos EUA. Ele disse que teve uma “boa impressão” de que os dois países chegarão a uma solução nas questões comerciais.
“Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”.
'Rei morto, rei posto'
Durante entrevista coletiva em Kuala Lumpur, neste domingo (26), Lula afirmou que Jair Bolsonaro “faz parte do passado da política brasileira” e que o ex-mandatário não tem mais relevância nas relações entre Brasil e Estados Unidos. A declaração foi publicada pelo Valor Econômico.
“O Trump sabe que rei morto, rei posto. Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira”, declarou. O presidente disse ainda que, caso Trump tivesse mais reuniões com ele, “perceberia que Bolsonaro não era nada”. E completou: “Não falo em tom pessoal, converso em tom político, de interesse do meu país”.
Com informações da agência Reuters






