top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

TSE diz que fake news pioraram no 2º turno e cobra ação de plataformas


Ministro Alexandre de Moraes se reúne com representantes de plataformas digitais (Foto: LR Moreira /TSE)

A pouco menos de duas semanas para o segundo turno e em meio à profusão de notícias falsas disseminadas na internet, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu nesta quarta-feira (19) com as plataformas de redes sociais Meta (Whatsapp, Facebook e Instagram), YouTube, Telegram, Twitter, Linkedin, TikTok, Twitch e Kwai para pedir "total vigilância" e a retirada mais rápida de fake news, que piorou em relação ao primeiro turno das eleições.


Durante o encontro, Moraes disse que as plataformas demoram para remover conteúdo falso, e cobrou que plataformas como YouTube, TikTok e Kwai não levem mais que quatro ou cinco horas para remover vídeos considerados fraudulentos após denúncias do tribunal.


"“Nós avançamos muito no primeiro turno. Tivemos, graças ao apoio das plataformas e redes sociais, um primeiro turno bem dentro do razoável, talvez até melhor do que todos nós esperávamos. Mas estamos tendo um segundo turno piorando cada vez mais neste aspecto. E, isso, da parte do TSE vem demandando medidas mais duras”, disse o ministro durante o encontro, reconhecendo que o Tribunal não vem conseguindo conter a enxurrada de mentiras neste segundo turno.


Em agosto de 2019, o TSE criou um programa permanente de enfrentamento à desinformação. Cerca de 150 parceiros participam dos trabalhos, entre eles, instituições públicas e privadas, entidades profissionais e redes sociais.


Na terça-feira (18), a pedido da campanha do PT, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, abriu uma investigação sobre a existência de um "ecossistema de desinformação" para favorecer a reeleição de Bolsonaro. Segundo Gonçalves, há indícios de "uma atuação concertada para a difusão massificada e veloz de desinformação" que tem Lula como principal alvo. De acordo com a campanha petista, o ponto central seria o filho 02 do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), responsável por toda a estratégia digital da campanha do pai.

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page