TSE reconta votos e muda composição da Câmara de SG


Eduardo e Nem da Pank Motos (Fotos: Divulgação/Redes Sociais)

Uma recontagem de votos feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou as informações na página "resultados" na última sexta-feira, 11, trazendo mudanças para a composição da Câmara Municipal de São Gonçalo. O vereador Eduardo Gordo, do Democratas, até então constava como eleito, mas deixou de fazer parte entre os nomes que vão assumir a vaga no próximo ano após uma recontagem do cálculo eleitoral. A informação foi confirmada pela equipe do vereador. Em seu lugar, assume o então candidato Nem da Pank Motos, eleito pelo Partido Social Liberal (PSL) com 1.513 votos.

Eduardo Gordo coleciona uma série de polêmicas como vereador. Em 2019, uma denúncia da Rede Globo mostrou que o vereador acumulava o mandato com o cargo de segurança na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), mas nunca foi visto no local de trabalho. Na época, ele afirmou que o trabalho não era diário e que tinha condições de receber pelos dois cargos. "Lá não é diário não, tá? Lá eu faço 12 por 48 [horas], entendeu? E eu tenho condição de eu receber, tá, a mesma coisa. Um policial recebe da sua categoria. Eu sou funcionário da Alerj e estou como vereador”, justificou.

Na mesma semana em que foi divulgada essa denúncia, Eduardo Gordo agrediu um outro vereador durante sessão plenária. Eduardo pediu para fazer uma questão de ordem e extrapolou o tempo permitido. Outros vereadores acabaram reclamando do atraso do vereador, que não gostou das críticas. Esbravejando, Gordo estava com o dedo apontado para o vereador Professor Paulo, que fazia uso da palavra e criticava o vereador pelo desrespeito ao tempo de fala. Irritado, Gordo se levantou e deu socos em Paulo. Nessa ocasião, o presidente da Câmara disse que o Conselho de Ética investigaria a atitude do vereador. Professor Paulo, que foi agredido, também disse que o representaria no conselho de ética. Eduardo Gordo se justificou dizendo que estava com problemas familiares, que se levantou para discutir com o colega, mas que acabou empurrando o outro vereador. Após a confusão, ele pediu desculpas a Paulo e aos demais parlamentares.

O novo vereador

Nem da Pank Motos é o apelido político de Valmir Santos Filho, de 35 anos, dono de uma oficina de motos no bairro Itaúna, em São Gonçalo. Ainda durante a eleição, Nem chegou a ser alvo de uma operação da Polícia Civil no Complexo do Salgueiro, acusado de receptação qualificada. À época, de acordo com os policiais, peças de veículos roubados foram encontradas na oficina do candidato.

Na tarde do dia seguinte à ação, Nem passou por audiência de custódia, onde foi concedida a liberdade, permitindo que ele continuasse candidato a vereador no município. A assessoria afirmou na época que a ação representava uma "clara tentativa de desgastar a imagem a menos de duas semanas do pleito municipal".

Após a atualização na última sexta-feira (12), o vereador eleito comemorou a vitória.

"Todos os votos que tivemos foram dados de coração [...] Nossa maior vitória é conseguir fazer alguma coisa para o nosso município. A gente conseguindo mudar a nossa cidade, fazendo uma cidade mais bonita, essa é a verdadeira vitória", afirmou.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle