top of page

Tudo pronto em Copacabana para o 'Show do Século' com Alok

O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio montaram um grande plano de mobilidade e segurança para o 'Show do Século', com o DJ Alok, em comemoração pelo centenário do hotel Copacabana Palace. O evento acontece neste sábado (26/8), a partir das 18h, na Praia de Copacabana, com palco montado na faixa de areia em frente ao hotel. A expectativa é a de que o evento atraia mais de um milhão de pessoas.

Divulgação

A megaoperação da Prefeitura do Rio contará com mais de dois mil agentes de ordenamento urbano, fiscalização, assistência social e limpeza, num planejamento semelhante ao realizado anualmente para a festa do réveillon.


A orientação é para o uso de transporte público (ônibus e metrô) como principal forma de chegar e sair de Copacabana. Não serão criadas áreas de estacionamento no entorno do evento. As interdições de trânsito no bairro começam a valer ao meio-dia de sábado (26/8) e prosseguem até 1h de domingo (27/8). A Avenida Atlântica, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Francisco Otaviano, ficará fechada em ambos os sentidos. O mesmo ocorrerá com as ruas de Copacabana transversais à praia, que ficarão fechadas no trecho entre a Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Já a Avenida Princesa Isabel, sentido orla, ficará fechada entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Atlântica.


Enquanto durarem as interdições, as linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Atlântica, com destino a Ipanema, serão desviadas para a Rua Barata Ribeiro. Já as linhas que trafegam pela Avenida Atlântica, com destino a Botafogo, serão desviadas para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.


Esquema de trânsito terá 150 agentes, 50 veículos e 26 painéis de informações


Para atender à grande movimentação de pessoas prevista, a CET-Rio preparou um planejamento especial de trânsito com diversas interdições e proibições de estacionamento na região. A operação de trânsito contará com 150 pessoas nas ações de trânsito, entre operadores da CET-Rio e equipe de apoio, 20 veículos operacionais e 30 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Também serão utilizados 26 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos. Operadores no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar a área do evento, permitindo que sejam implantados ajustes na programação dos semáforos sempre que for constatada essa necessidade. Reboques da CET-Rio serão posicionados em pontos estratégicos das principais vias da região para desobstrução rápida em caso de acidentes e enguiços.

Foto: Alisson Demétrio / Divulgação

Mais de 100 câmeras vão monitorar o local do show


O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar todo o evento com mais de 100 câmeras. Os operadores vão acompanhar os principais pontos de bloqueio e acessos ao bairro de Copacabana. Um drone será utilizado para auxiliar a operação nos pontos em que não existem câmeras de monitoramento. O COR vai utilizar a experiência operacional do Réveillon para orientar os agentes municipais nas ações do show.


Um efetivo de 50 operadores será utilizado no sábado (26/8), na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do maior videowall da América Latina com 104m². Um layout especial foi desenvolvido para o telão. Já o Sistema Alerta Rio estará de plantão no COR com meteorologistas e técnicos que estarão acompanhando em tempo real as condições do tempo na cidade durante o evento.


“O COR estará de prontidão como se fosse um grande ‘Réveillon fora de época’. Teremos um coordenador especial para cuidar das ruas de Copacabana”, destaca o chefe executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior.


A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vão atuar em ações de ordenamento, fiscalização de ambulantes e no ordenamento do trânsito no entorno do evento. Aproximadamente 700 agentes foram escalados para o trabalho, sendo 152 focados no trânsito.


As ações preventivas começam na sexta-feira (25/8), a partir das 19h. Já no sábado (26/8), as equipes começam a atuar às 12h. Os agentes vão coibir a venda irregular de produtos, bebidas em garrafa de vidro, além de multar e remover os veículos que desrespeitarem a sinalização para manter o ordenamento no bairro.


Parte do efetivo atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Divulgação / Prefeitura do Rio

MetrôRio terá horários especiais


O MetrôRio preparou um esquema especial para atender os passageiros. Para facilitar o retorno do público na volta para casa, a concessionária estenderá o horário de funcionamento das estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana e Cantagalo/Copacabana até 1h da manhã. As demais estações do sistema metroviário funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show. Já no domingo (27/8), como de praxe, o horário segue das 7h às 23h.


No sábado (26/8), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai/Tijuca – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, tanto na ida quanto no retorno do evento. Já no domingo, a operação da linha 2 será entre Pavuna e Botafogo, e a transferência será no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio.


Para ida ao show, a orientação da concessionária é para que os clientes desembarquem preferencialmente pela estação Siqueira Campos/Copacabana, no acesso A (Siqueira Campos); e pela Cardeal Arcoverde/Copacabana.


Já para o retorno, a concessionária recomenda que os passageiros embarquem preferencialmente pela estação Siqueira Campos/Copacabana, pelo acesso B (Rua Figueiredo Magalhães). O embarque na Cardeal Arcoverde, no entanto, será feito somente pelo acesso A (Praça Cardeal Arcoverde) e apenas com cartões pré-adquiridos.


A concessionária orienta que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada para facilitar a entrada no sistema. Os passageiros podem também inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


Tanto na Cardeal Arcoverde quanto na Siqueira Campos haverá reforço no efetivo de segurança e de operadores de estação, além de grades de controle de fluxo de passageiros para direcionar o público, auxiliando no embarque e desembarque.


As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (26/8); e das 7h às 22h30 no domingo (27/8).

Limpeza terá 1.120 garis e mais de 100 veículos e equipamentos


A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza, semelhante a do Réveillon, para o Show do Século. Serão 1.120 garis divididos em três turnos de trabalho, desde às 7h, na Avenida Atlântica, no trecho entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Constante Ramos. A partir das 22h, o serviço será intensificado, até que toda a praia e entorno estejam limpos, já na madrugada de domingo (27/08). Nos dias 24 e 25/08, a Comlurb fará a manutenção da limpeza durante os testes de luz e som e os ensaios. A Companhia vai disponibilizar 1.000 contêineres de 240 litros e 100 caixas metálicas de 1.200 litros para o descarte de seus resíduos da forma correta.


A Comlurb vai contar com mais de 100 veículos e equipamentos, sendo: 24 caminhões basculantes, 16 caminhões compactadores, seis caminhões mini basculantes (tipo satélite), oito varredeiras de grande porte, seis varredeiras de médio porte, dois veículos tipo gaiola para distribuição dos contêineres, duas pás mecânicas, seis pás articuladas, e dez pipas d´água e sete vans motobomba para limpeza hidráulica das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito. Para a limpeza da areia da praia, serão utilizados 11 tratores para remoção de resíduos, oito tratores com implemento traseiro para peneiramento da areia e seis mini tratores portáteis.


Incentivo à coleta seletiva durante o evento acontecerá em oito pontos da praia


O time responsável pela coleta seletiva da Comlurb está planejando uma iniciativa de cunho sustentável, envolvendo a coleta de materiais potencialmente recicláveis. Um total de 32 colaboradores especializados será mobilizado para executar essa tarefa, organizando o acondicionamento dos resíduos recicláveis. A atividade ocorrerá em oito locais onde haverá pontos de revista ao acesso público, coordenados pela Polícia Militar.


Os resíduos coletados durante essa ação, que será realizada por meio de um caminhão compactador de coleta seletiva designado exclusivamente para essa finalidade, serão encaminhados às cooperativas de catadores credenciadas à Companhia. Essas cooperativas serão encarregadas de realizar a segregação dos materiais coletados e, em seguida, comercializá-los junto a empresas especializadas em reciclagem.

O centenário hotel Cpacabana Palace / Getty Images

Subprefeitura da Zona Sul fará a interlocução com associações de moradores


A Subprefeitura da Zona Sul, por meio de suas redes sociais e contato direto com as lideranças das associações de moradores dos bairros impactados pela realização do show, fará a interlocução com a população, garantindo a comunicação prévia de toda a logística do evento, apresentando as áreas de bloqueio, horários de abertura e fechamento, além de informações sobre o trânsito. No dia do evento, as equipes da subprefeitura estarão nas ruas monitorando todos os acessos e mantendo contato direto com o Centro de Operações Rio, visando mitigar possíveis adversidades.


Assistência Social atenderá população em situação de rua


A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará monitoramento socio-territorial, com a equipe especializada de Abordagem Social, para atender a população em situação de rua, identificar trabalho ou exploração infantil no local do evento.

Quando as ruas fecharem, a SMAS prestará atendimento aos casos que necessitem de intervenção da pasta, através dos técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Maria Lina de Castro Lima.


Secretaria da Mulher fará atendimento especializado durante evento


A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher terá uma equipe especializada no atendimento e acolhimento de mulheres que venham sofrer alguma violência na noite do Show do Século. A equipe especializada será composta sempre por duas técnicas, sejam elas assistentes sociais, psicólogas e/ou advogadas. A equipe atuará a partir das 18h do sábado (26/08) até o final do evento.


Trânsito - Interdições


Sábado (26/8), das 12h à 1h do dia subsequente:


Avenida Atlântica, em ambos os sentidos, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Francisco Otaviano;

Rua Francisco Otaviano, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Júlio de Castilhos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Francisco Sá, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Sá Ferreira, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Almirante Gonçalves, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Av. Atlântica;

Rua Miguel Lemos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Xavier Da Silveira, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Constante Ramos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Santa Clara, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Siqueira Campos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Hilário de Gouveia, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Rodolfo Dantas, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Avenida Prado Júnior, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Princesa Isabel, sentido orla, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica.

Divulgação

Proibições de Estacionamento

A partir das 14h de sexta (25/8) às 6h de domingo (27/8):


Atlântica, entre a Rua Santa Clara e a Av. Prado Júnior, inclusive nas baias junto às edificações;

Rua Bolívar, entre a Av. Atlântica e a Rua Pompeu Loureiro;

Rua Figueiredo de Magalhães, entre a Av. Atlântica e a Rua Tonelero;

Rua Siqueira Campos, entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica;

Rua Hilário de Gouveia, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Paula Freitas, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua República do Peru, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Fernando Mendes, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Rua Rodolfo Dantas, entre a Av. Atlântica e a Rua Barata Ribeiro;

Rua Duvivier, entre a Av. Atlântica e a Rua Barata Ribeiro;

Rua Ronald de Carvalho, no trecho junto à Praça do Lido;

Rua Belford Roxo, no trecho junto à Praça do Lido

Prado Júnior, entre a Rua Ministro Viveiros de Castro e a Av. Atlântica;

Rua Ministro Viveiros de Castro, entre a Av. Princesa Isabel e a Av. Duvivier.

A partir das 6h de Sábado (26/8) às 6h de domingo (27/8):


Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel;

Rua Barata Ribeiro, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Djalma Ulrich;

Rua Raul Pompéia, entre a Rua Sá Ferreira e a Rua Joaquim Nabuco.


Rotas Alternativas


Tendo em vista a interdição da Av. Atlântica em ambos os sentidos e os impactos que deverão ser gerados ao trânsito nas demais vias de Copacabana, os veículos que normalmente trafegam pelo bairro, poderão optar em seguir pela Lagoa ou por Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico.


Recomendações Importantes


É recomendado que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos. É importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e de toda a sinalização implantada na área.O uso do transporte público é a melhor opção para o deslocamento ao evento.


Metrô


Metrô – Linhas 1, 2 e 4


Sábado (26/8): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo até 1h da manhã, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.


Domingo (27/8): das 7h às 23h


Transferência entre as linhas 1 e 2


Sábado (26/8): no trecho compartilhado entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro.

Domingo (27/8): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.


Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea


Sábado (26/8): das 5h às 23h30

Domingo (27/8): 7h às 22h30.


Estado monta esquema de segurança semelhante ao do réveillon


As secretarias de estado de Turismo (Setur-RJ) e de Polícia Militar do Rio de Janeiro montaram um grande esquema de segurança. O plano operacional foi apresentado na última segunda-feira (21/8), no Copacabana Palace, em reunião realizada pelas autoridades. Soluções empregadas nos últimos réveillons, como pontos de bloqueios, revista com detectores de metais, torres de observação e monitoramento realizado por drones, fazem parte do planejamento da PM para o evento.


O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu a apresentação revelando números que comprovam o impacto do show para a cadeia produtiva do turismo da cidade, com expectativa média de 85% de ocupação hoteleira na capital do estado.


"Este é mais um passo de um grande desafio que nós temos para recuperar os grandes eventos do Rio de Janeiro. A ideia é consolidar um grande calendário para que a gente possa manter o movimento da hotelaria, não só na alta temporada. Este ano, ainda teremos a ABAV EXPO, maior feira de turismo do Brasil, voltando para o Rio de Janeiro com o apoio da Fecomércio e ainda a Expo Rio Turismo, em outubro, entre outros eventos, que estamos consolidando neste calendário", destacou o secretário Gustavo Tutuca.


Polícia Militar


A operação da Polícia Militar começará as 6h de sábado, com as primeiras equipes na faixa de areia, realizando ações preventivas em quadriciclos, e de prontidão nas sete cabines da região. A partir daí, o efetivo e ações serão ampliados ao longo do dia até chegar à força máxima horas antes do espetáculo. Ao meio-dia, começam a funcionar 16 postos de bloqueio nas principais vias de acesso, sendo oito para revista com detectores de metais visando coibir a entrada de armas de fogo e de objetos cortantes, como facas e canivetes.


"São pontos onde as pessoas que forem assistir ao show terão de passar obrigatoriamente por revista. A finalidade aqui é tornarmos o evento muito mais seguro para a diversão de todos", afirmou o coronel PM Luiz Carlos Segala, comandante do 1º Grupamento de Policiamento de Área (que inclui a Zona Sul).


Outro equipamento usado com sucesso na virada do ano, as torres de observação serão montadas em 20 pontos estratégicos, entre calçadão, canteiro central e areia da praia, que receberá ainda cinco tendas de apoio com equipes de até quatro policiais militares.


Como medida preventiva, 43 viaturas estarão baseadas em pontos mapeados dentro da mancha de delitos da região, entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Atlântica. Equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães estarão nos acessos das estações do Metrô de Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. Seis policiais do Regimento de Polícia Montada irão patrulhar a Avenida Princesa Isabel. Uma base móvel de carro comando funcionará na Avenida Atlântica com República do Peru. Agentes bilíngues do Batalhão de Polícia Turística estarão de prontidão no carro comando para atendimento de turistas estrangeiros.


Corpo de Bombeiros


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) colocará de prontidão uma força-tarefa composta por 100 militares, 20 viaturas, motos aquáticas, botes e embarcações tendo suporte de posto de comando montado no 3º Grupamento Marítimo/3º GMar (Praça Cel. Eugênio Franco, nº 2, Copacabana). Outras duas bases operacionais - uma terrestre e outra marítima – funcionarão no 17° Grupamento de Bombeiros Militar (Rua Xavier da Silveira, 120, Copacabana) e no próprio 3° GMar, respectivamente.


Estande turístico


Para atendimento do público, a Setur-RJ disponibilizará estande instagramável que servirá como ponto de informações turísticas com funcionamento, a partir das 10h, no dia do show. O espaço contará também com uma ação de orientação e conscientização de proteção à mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.


*Com informações do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio



Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page